(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Confira o que tem para conhecer e visitar no mais cobiçado cartão postal do Brasil

Dicas de passeio do Allia Gran Hotel Brasilia.

praca-tres-poderes-brasilia

Foto: OPY Imagens

Vamos concordar em um ponto. Vir a Brasília e não conhecer a Praça dos Três Poderes é fazer um tour pela metade. Afinal, você precisa descobrir a praça do povo de Brasília!

Ela incorpora a representação arquitetônica do equilíbrio entre os três poderes que comandam o País: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Antes de ir visitá-la saiba que ela não é uma praça comum, com árvores e sombras. A parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa, enquanto as construções levam a assinatura de Oscar Niemeyer. Neste caso, prepare-se para uma aula de arquitetura moderna e de história.

A Praça dos Três Poderes concentra monumentos e memórias. Você vai compreender e se apaixonar pelo valor histórico e cultural desse surpreendente cartão-postal de Brasília.

Você vai gostar de saber, ainda, que é um programa ideal para fazer com a família. Além disso, o acesso à praça é simples! Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre a Praça dos Três Poderes?

Confira o que você vai encontrar!

Palácio do Planalto

Representação do Poder Executivo, o Palácio do Planalto destaca-se pelo design moderno e minimalista. A assinatura de Oscar Niemeyer é inconfundível nesse conjunto arquitetônico, com a predominância de linhas horizontais que valorizam a sede do presidente da República.

Logo você vai perceber que o palácio é uma presença marcante na Praça dos Três Poderes. E, portanto, não vai perder a chance de fotografar uma das mais belas arquiteturas de Brasília, concorda?

Congresso Nacional

Do conjunto que compõe a Praça dos Três Poderes, o palácio do Congresso Nacional era a obra favorita de Oscar Niemeyer, segundo depoimento do próprio arquiteto.

Você vai parar e admirar as duas cúpulas que representam os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Vale uma pausa para a selfie, ok?

Dando continuidade ao seu roteiro, você vai descobrir as duas torres de 28 andares, conectados por uma passarela. Essa estrutura forma a letra H e é o símbolo dos conceitos de “homem, honra e honestidade”.

Sim, e são nesses prédios – os mais altos da capital federal – que funcionam os trabalhos administrativos das duas Casas Legislativas.

Supremo Tribunal Federal

Mais um exemplo extraordinário da arquitetura de Brasília. O palácio do Supremo Tribunal Federal desponta em um dos três vértices do triângulo equilátero que forma a Praça dos Três Poderes.

O traço minucioso de Niemeyer deu leveza a arquitetura que é o guardião da Constituição nacional. Devido ao seu valor artístico e histórico, tenha certeza que o STF deve ser uma parada obrigatória no seu roteiro turístico.

Panteão da Pátria

 É um monumento, também criado por Oscar Niemeyer, para resguardar a memória dos heróis nacionais e homenagear a liberdade e a democracia do Brasil. O projeto arquitetônico é inspirado na imagem de uma pomba. Você vai perceber que é também um importante resgate histórico do País, pois preserva uma exposição dedicada ao ex-presidente Tancredo Neves.

Pira da Pátria

Vamos concordar, andar pela Praça dos Três Poderes é uma aula sobre a memória nacional. A Pira da Pátria, por exemplo, é um monumento que marcou os 27 anos de fundação de Brasília. Medindo 12 metros de altura, ela sustenta no seu topo uma chama que nunca se apaga. Você será presenteado, ainda, por uma das mais belas vistas da cidade, acredite!

Os simbolismos

 A Praça dos Três Poderes, como já foi dito, é um amplo espaço cívico, marcada por simbolismos. Então, deixe-se levar pelas diversas representações e homenagens históricas que a praça reúne.

Veja!

– O mastro da bandeira. Lançada em 1963 para pontuar o início de Brasília como capital do País, a bandeira desponta soberana sobre a praça.

–  A Justiça. A escultura de Alfredo Ceschiattiem em pedra branca, vendada e com um cetro sobre o seu colo, representa a deusa Justiça. A obra fica em frente ao STF.

– Os Candangos. Os Guerreiros, escultura de Bruno Giorgi, também conhecida como Os Dois Candangos, representa os trabalhadores que construíram Brasília.

– O Tiradentes. Outra obra de Bruno Giorgi, é uma escultura em bronze, em homenagem a Tiradentes. Ela fica próxima à rampa de acesso ao Panteão da Pátria.

– O Engenheiro. Escultura de Honório Peçanha é uma homenagem ao construtor de Brasília, o engenheiro Israel Pinheiro.

– O presidente. O busto do ex-presidente Juscelino Kubitscheck está presente na fachada do Museu Histórico de Brasília.

Serviço:
Praça dos Três Poderes
Endereço: Final da Esplanada dos Ministérios, atrás do Congresso Nacional.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre um dos principais cartões-postais de Brasília? Esperamos que nossas indicações sobre a Praça dos Três Poderes possam ter ajudado você a incluir esse passeio no seu roteiro turístico.

Quando retornar a Brasília, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo. Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade.

Não importa se você vem a negócios ou a lazer, nossas tarifas serão sempre especiais para você. Confira todos os detalhes abaixo.

Estamos esperando por você!

praca-tres-poderes-brasilia

Foto: OPY Imagens

UA-100979074-1