(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Conheça algumas curiosidades sobre a Ponte JK, que está entre as mais bonitas do mundo

Segundo artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília, idealizada pelo Allia Gran Hotel Brasília.

Por Cely Fraga

Foto: Pixabay

Você sabia que a Ponte JK foi eleita a sétima maravilha de Brasília?

Se você já conhece Brasília, mesmo que tenha sido uma passagem rápida, percebeu que é possível acompanhar a Ponte JK em praticamente todos os pontos da cidade?

Muito bem! Se você não sabia sobre essas curiosidades, vai gostar de ler o segundo artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília.

A série de artigos sobre prédios ou projetos famosos da cidade é resultado da iniciativa do Allia Gran Hotel Brasília em mostrar a riqueza histórica e arquitetônica de Brasília.

Todo mês vamos publicar um artigo sobre um prédio ou projeto que seja destaque no conjunto arquitetônico da cidade. Você pode conferir, inclusive, a primeira publicação da coleção e descobrir um pouco mais sobre o Palácio Itamaraty.

O segundo artigo traz como protagonista a Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Terceira Ponte.

A Ponte JK é um dos mais novos monumentos de Brasília, porém, é fundamental para a mobilidade urbana, considerando que liga o Lago Sul à parte central da cidade, através do Eixo Monumental.

Além da parte técnica e funcional, você vai descobrir alguns atrativos interessantes da ponte que é um ícone da arquitetura moderna de Brasília. Vamos conhecer?

Arquitetura Moderna

Foto: Mario Roberto Duran Ortiz

Se você quer ver beleza, inovação e exemplo de arquitetura moderna de Brasília, sinta-se acolhido na Ponte JK. O projeto criado pelo arquiteto Alexandre Chan é a combinação perfeita de graciosidade, excelência estrutural, design e funcionalidade.

Acredite, quando você atravessa a ponte ou tem uma visão dela mais distante, o efeito é impressionante. Essa sensação não é aleatória.

O arquiteto foi minucioso no projeto, trabalhando com toques especiais. Ele considerou a posição da ponte com o pôr-do-sol e evitou linhas retas, para oferecer uma visão variada da paisagem aos motoristas, pedestres e ciclistas.

O cartão-postal representa bem a estética arquitetônica de Brasília, porém, você não pode parar no meio da ponte para tirar fotos, certo!

Mas, não desanime! Há muitos ângulos favoráveis para você conseguir imagens inesquecíveis. Continua a leitura, que vem mais informações interessantes.

Dica curiosa: Você sabia que o projeto de Alexandre Chan foi o primeiro colocado em concurso público promovido pela Terracap, em 1998? A Ponte JK seguiu o exemplo do conjunto arquitetônico de Brasília, que nasceu a partir de um concurso de projetos.

Ponte JK: a mais bela do mundo

O título de mais bela ponte do mundo não é exagero. Apenas um ano após sua inauguração, em 2003, Alexandre Chan conquistou reconhecimento internacional pelo trabalho, que uniu harmonia com o meio-ambiente e mérito estético.

O arquiteto recebeu a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos, durante International Bridge Conference. Devido a essa conquista, a ponte ficou conhecida como a mais bela do mundo.

Bem, a verdade é que, mesmo após quase 15 anos desse reconhecimento, a Ponte JK ainda figura entre as mais bonitas.

A estrutura é composta por quatro pilares submersos, que sustentam a extensão principal da ponte. É impossível não contemplar a estética impecável dos três arcos de prata que se cruzam diagonalmente, simulando o movimento de uma bola quicando no lago.

Imagine raios que parecem despontar do Lago Paranoá. Essa é a imagem que você vai levar na memória!

Dica valiosa: Para completar o esplendor da paisagem, o arquiteto traçou um brilhante projeto de iluminação para a Ponte JK. Ele direcionou os efeitos de luz e sombra para destacar os pontos fortes do monumento durante o dia ou a noite.

Lazer e Contemplação

Muito bem! Você já constatou por que a Ponte JK é considerada a sétima maravilha de Brasília. Ela reúne méritos estéticos, estruturais e funcionais. No entanto, o melhor é o que a ponte oferece para o lazer e contemplação.

Vamos lá! Com uma extensão de 1200 metros, a Ponte JK conta com três pistas de trânsito em cada direção e oferece passarelas em ambos os lados para pedestres e ciclistas.

Percebeu o que tem a sua disposição, não é mesmo? Um longo e agradável passeio de bicicleta no fim da tarde é um programa imperdível.

Espera que tem mais! A ponte é um ícone de Brasília que impressiona, principalmente, pela sensação de estar quase onipresente. Você consegue vê-la de vários pontos da cidade.

Então aproveita a orla da Ponte JK para contemplar o pôr do sol, além de outras atividades ao ar livre.

Para quem curte o contato com a água, a dica é praticar esportes aquáticos. Você pode alugar pranchas stand-up paddle ou caiaques e aproveitar as delícias do lago.

A prainha da orla é um pouco diferente, sai a areia e entra uma agradável graminha. O lugar fica ainda mais charmoso, pois é ideal para tomar banho de sol ou fazer piquenique.

Dica UAU 1: Você tem a chance de navegar no Lago Paranoá, desde o Pontão do Lago Sul até a Ponte JK, a bordo de um catamarã. É um passeio para quem gosta de sentir o vento bater no rosto.

Dica UAU 2: Bem, e se você é mais ousado e disposto a investir mais numa pequena aventura, algumas empresas oferecem voo de helicóptero. Nesse caso, esteja pronto para se deliciar com a visão aérea da ponte e do Lago Paranoá.

Bem-vindo a Brasília!

A Ponte JK é um dos orgulhos de Brasília. Esperamos que esse exemplo de integração arquitetônica com a cidade desperte em você o sentimento de se sentir bem-vindo a Brasília.

Quando retornar à capital federal, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo.

Hospede-se com todo o conforto. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, temos o maior prazer em hospedá-lo.

Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
+55 (61) 3424-2500
bsb.recepcao@alliahotels.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
+55 (61) 9-9857-4025 (WhatsApp) 
bsb.reservas@alliahotels.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988
Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

Compartilhe!
UA-100979074-1