(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Eixo Monumental de Brasília de bicicleta: explore a capita federal pedalando

Dicas de passeio do Allia Gran Hotel Brasilia.

Só de ouvir o nome dessa grande e importante “avenida”, já temos a impressão de se tratar de um enorme, imponente e magnífico conjunto de construções… E, quando conhecemos de perto, percebemos que o nome faz jus à realidade. Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

O Eixo Monumental é uma avenida que se estender por 16 quilômetros, ligando de leste a oeste o “corpo do avião”. Está localizado ao centro do Plano Piloto e abriga uma infinidade de prédios e monumentos importantes e deslumbrantes. Passear pelo Eixo Monumental é praticamente passear por um livro da história de Brasília. Vale muito a pena!

Vamos conhecer mais?

Visão geral

Grande parte dos edifícios ao longo desta importante avenida levam a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, os projetos estruturais da catedral e dos palácios ficaram a cargo do engenheiro calculista Joaquim Cardozo. A via em si foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa, responsável pelo plano piloto completo e o paisagismo do Eixo Monumental recebeu a mágica de Burle Marx.

Curiosidade! Com seis faixas de tráfego em cada sentido e 250 metros de largura, o Eixo Monumental já foi considerado pelo Guinness Book como a avenida mais larga do mundo.

Para entender melhor, cada sentido da via recebe um nome específico, ou seja, N-1 é o lado norte (sentido leste-oeste) e S-1 trata-se do lado sul (sentido oeste-leste). No vídeo abaixo você confere um breve passeio aéreo pelo Eixo.

À leste

Caminhando na área leste do Eixo Monumental, você poderá contemplar a majestosa Praça dos Três Poderes, constituída por prédios que abrigam as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (Executivo), o Congresso (Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário).

Mas, ao visitá-la, não espere uma praça comum, pois, a parte urbanística idealizada por Lúcio Costa e as construções de Oscar Niemeyer podem ser tudo, menos comuns. Prepare-se para se surpreender!

Nessa região também temos o Panteão da Pátria, um monumento para guardar a memória dos heróis nacionais e homenagear a liberdade e a democracia do Brasil, e a Esplanada dos Ministérios, uma área com 17 prédios de construção uniforme e harmonizada, os quais abrigam os ministérios do Governo Federal, dentre eles o Palácio do Itamaraty e a Catedral Metropolitana de Brasília.

Essa região costuma receber ainda diferentes eventos culturais, como shows e concentrações públicas.

À oeste

https://www.instagram.com/p/Bx4q0XpjkQi/

Já na porção oeste do Eixo Monumental, outras duas deslumbrantes obras estão localizadas: o Memorial JK e a Catedral Militar Rainha da Paz.

O memorial dispensa apresentações, né?! Um espaço incrível que tem a difícil missão de apresentar e tentar traduzir um pouco de quem foi Juscelino Kubitscheck, o pai de Brasília. E a Catedral Militar é mais uma linda obra de Niemeyer, que teve sua pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II, ela tem formato triangular, nos remetendo a uma barraca de campanha.

Nesta região encontramos também os prédios de órgão ligados ao Governo do Distrito Federal, como o Palácio do Buriti, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e a sede da Câmara Legislativa do DF.

Ao Centro

Na área central do Eixo Monumental, encontram-se a ponto de cruzamento entre os eixos Rodoviário (Norte-Sul) e Monumental (Leste-Oeste), que determinam o traçado do Plano Piloto de Brasília, a Plataforma Rodoviária foi pensada para ser o centro urbano da Capital.

E ainda neste espaço está a Torre de TV, que foi construída com traços da Torre Eiffel, de Paris, o que a deixa ainda mais majestosa, principalmente, à noite quando fica toda iluminada. O lugar é tão famoso que recebe diariamente mais de mil visitantes, entre moradores locais e turistas.

Vá a pé, de bike, de ônibus ou de carro

bicicleta-brasilia

Além de todas as belezas que descrevemos acima, recheadas pelas genialidades de arquitetos, engenheiros, paisagistas entre outros profissionais, este passeio tem mais uma grande vantagem: atende a todos os públicos e estilos.

Você pode passear por lá fazendo uma boa e saudável caminhada, em apenas 50 minutos você sai do Allia Gran Hotel Brasília chega à porção leste do Eixo, pode aproveitar as ruas planas e bem projetadas para conhecer o lugar de bicicleta (sem falar na infinidade e facilidade em alugar uma bicicleta na região), pode ir também de carro, parando nos pontos que vocês mais se encantar ou aproveitar os passeios turísticos oferecidos de ônibus. Você não tem desculpa para não conhecer esse pedacinho vivo da nossa história!

Mapa entre o Allia e o Eixo Monumental

Foto: Google Maps

E, quando vier a capital do país, conte com a gente. Somos especialistas em oferecer a melhor hospedagem com todo conforto, requinte, segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos são amplos e contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante Le Terrace, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

UA-100979074-1