(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Saiba como fazer o passeio a pé ou de bicicleta

Dicas de passeio do Allia Gran Hotel Brasilia.

Praça dos Cristais

Foto: OPY Imagem

Mesmo em meio a uma viagem, você sente vontade de conhecer um refúgio, seja para meditar ou contemplar a natureza?

E encontrar um lugar arborizado e tranquilo para fazer um piquenique com a família, também é um desejo?

Bem, como você está em Brasília, todos os seus desejos podem ser realizados! Aqui você pode desfrutar de muitas opções criativas e práticas. Uma delas é a Praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais. Projetada pelo mestre do paisagismo Roberto Burle Marx, a praça fica localizada no Setor Militar Urbano.

A segunda alternativa é a Praça Duque de Caxias, também situada no Setor Militar Urbano, que chama atenção tanto pela beleza da arquitetura como pela tranquilidade. Sim, são apenas 4,4 quilômetros, cerca de 16 minutos de pedalada.

Como você está hospedado no Allia Gran Hotel Brasília, ficará ainda mais feliz ao descobrir que a curta distância que separa o hotel das duas praças pode te proporcionar um vibrante passeio de bicicleta.

Um programa animado para compartilhar com a família, além de muito seguro!

Agora, que tal descobrir os atrativos da Praça dos Cristais, da Praça Duque de Caxias, além de conhecer um pouco mais sobre o Setor Militar Urbano e a Catedral Militar Rainha da Paz?

Continua acompanhando esse artigo!

 Setor Militar Urbano

Antes de você ir a qualquer uma das praças, é bom saber sobre o Setor Militar Urbano. É um bairro da região administrativa de Brasília que abriga os quartéis do Exército Brasileiro e mais de 600 casas destinadas aos militares e suas famílias. É onde, inclusive, está situado o Quartel General do Exército.

Você não ficará surpreso com essa informação, mas o prédio do Quartel General também é um projeto de Oscar Niemeyer. Ao chegar no Setor Militar Urbano, você perceberá que o ambiente é diferente. Não tem congestionamento, não tem poluição sonora e possui muitas praças, quadra poliesportiva e parquinhos.

Quatro dessas praças levam o nome de grandes personalidades brasileiras, são elas:

Tom Jobim

Cora Coralina

Ayrton Senna

Rubem Braga

Todas com um coreto, muitos bancos e a área do gramado sempre preservada. Ao conhecer o Setor Militar Urbano, você, de imediato, entenderá que o passeio vale a pena!

Mas, sem dúvidas, você precisa continuar a explorar os atrativos locais e chegar a um dos mais belos projetos paisagísticos de Burle Marx: a Praça dos Cristais.

Veja!

Praça dos Cristais

É o lugar certo para contemplação da natureza ou para você se refugiar da correria estressante do dia a dia. Construído na forma de um triângulo, o jardim conta com o amplo espaço de 102 mil metros quadrados. A praça fica exatamente em frente ao Quartel General do Exército.

A curiosa escolha do nome é resultado dos conjuntos de blocos de concreto, similares ao formato de cristais, que despontam a partir do espelho d’água.

Olha que detalhe cativante! O formato dos blocos não foi uma decisão aleatória. Burle Marx visitou o município de Cristalina, em Goiás, e ficou encantado com os cristais de rocha que encontrou.

Ele então usou esses cristais como inspiração! Um grande acerto, concorda?

O fato é que a Praça dos Cristais vai te colocar em contato direto com a natureza, além de oferecer um cenário perfeito para belos registros fotográficos.

Outro ponto positivo da praça é que você tem um espaço convidativo para corridas, caminhadas e até para piquenique.

Sim, e como é um lugar com acesso rápido e fácil, você ainda terá tempo para conhecer outra praça: a Praça Duque de Caxias.

Acompanhe!

Praça Duque de Caxias

O monumento que presta uma homenagem ao patrono do Exército Brasileiro se destaca pela Concha Acústica e o Obelisco. A Praça Duque de Caxias, situada adiante da Praça dos Cristais, também sedia o Teatro Pedro Calmon. Você pode, inclusive, se aprofundar sobre a história do Exército ao visitar a exposição permanente.

A tranquilidade do lugar é um convite irresistível para o passeio de bicicleta. Saiba que as pessoas se sentem seguras para passar a tarde na praça com a família, guardando esses momentos em fotos.

Aliás, por falar em preservar boas lembranças, não deixe de reservar um tempo no seu passeio para conhecer um espaço de fé: a Catedral Militar Rainha da Paz de Brasília

Catedral Militar Rainha da Paz

Inaugurada em dezembro de 1994, a Catedral Militar Rainha da Paz teve sua pedra fundamental abençoada pelo Papa João Paulo II, durante sua visita ao Brasil em 1991. A arquitetura, projetada por Niemeyer, tem formato triangular que remete a uma barraca de campanha.

E caso você esteja na cidade na segunda quinzena do mês, uma dica interessante é acompanhar um grande evento de evangelização que acontece na catedral, em todo dia 25. Milhares de cristãos comparecem a Catedral Militar Rainha da Paz, que fica bem próxima do Setor Militar Urbano, para vivenciaram momentos de oração e reflexão.

Sinta-se convidado para participar também dessa programação especial, marcada por terço, louvores e missas.

Então, deu para sentir como é agradável conhecer um pouco de Brasília de bicicleta? Temos certeza que sim! Afinal, visitar as praças no Setor Militar Urbano e a Catedral Militar Rainha da Paz é um passeio gratificante, seja pedalando, a pé ou de carro!

 Esperamos que se sinta sempre bem-vindo a nossa cidade! Quando retornar a Brasília, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo. Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade.

Não importa se você vem a negócios ou a lazer, nossas tarifas serão sempre especiais para você. Confira todos os detalhes abaixo.

Abaixo, segue uma imagem das Praça dos Cristais (7 km) e outros pontos turísticos que você pode aproveitar e conhecer como o Memorial JKMemorial dos Povos Indígenas, ver o pôr do sol na Praça do Cruzeiro, além de passear bastante por lugares abertos e planos.

Praça-Duque-de-Caxias-Brasilia

Estamos esperando por você!

UA-100979074-1