(61) 3424-2500 | (61) 3424 2525 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Grupos de Rock Brasileiro famosos que nasceram na capital do país

Conheça os principais nomes do rock brasileiro e de outros estilos musicais de destaque que surgiram tendo Brasília como berço musical.

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.
#brasiliacommaisconforto #explorebrasilia #oquefazerembrasília

Rock em Brasília

Foto: Freepik/Jcomp

Hoje vamos te mostrar Brasília por um sentido diferente: a audição. O que Plebe Rude, Capital Inicial, Legião Urbana, Tribo da Periferia, Natiruts e Raimundos tem em comum? Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

Todas essas bandas incríveis nasceram em Brasília, seja com integrantes brasilienses ou aqueles que escolheram a Capital do País para se fixar. Além de ser o lar desses artistas, Brasília foi também, por muitas vezes, inspiração para músicas.

O começo em comum

Três dessas importantes bandas tiveram sua história vinculada ao Aborto Elétrico. De acordo com Renato Russo, a banda deveria ser formada entre o André Pretorius com o André Muller (Fundador e Baixista da Banda Plebe Rude) e Antônio Felipe Villar de Lemos (Fê Lemos, Baterista da Banda Capital Inicial). Contudo, sua formação original deu-se com, Renato Russo no baixo e vocal, André Pretorius na guitarra e Fê Lemos na bateria.

A banda existiu e alcançou considerável sucesso de 1978 a 1982, após seu fim, Fê Lemos e Flávio Lemos, juntamente com Dinho Ouro Preto, formaram a banda Capital Inicial. Renato Russo seguiu um pouco em carreira solo, mas depois formou o lendário Legião Urbana.

Curiosidade 1: com o fim do Aborto Elétrico, as composições da banda foram divididas entre Legião Urbana e Capital Inicial.

Curiosidade 2: A banda fez parte da Turma da Colina (movimento de bandas de Brasília fundado no fim dos anos 70), junto a bandas como a Plebe Rude e a Os Paralamas do Sucesso.

Legião Urbana

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Renato Russo se mudou bem novo para Brasília, onde após o fim do Aborto Elétrico conheceu Dado Villa-Lobos, Renato Rocha e Marcelo Bonfá e deu início a uma das bandas de maior sucesso do nosso país: Legião Urbana!!!

“Se encontraram, então, no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de camelo
O Eduardo achou estranho e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo”

Você sabia? Quando Renato Russo canta o “Parque da Cidade”, ele se refere ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek em Brasília. A capital do país não só é lembrada nessa canção homérica, como é cenário dessa história de amor nada convencional e que encantou e desafiou toda uma nação, ao longo de seus 73 versos diferentes.

Curiosidade extra: muito se especulou sobre quem são os verdadeiros personagens Eduardo e Mônica. Então, em 1995, Renato Russo acalmou os rumores e revelou se tratar dele e de uma antiga namorada. Nas palavras do artista: “Eu morava sozinho e namorava uma menina com filhos, a Lea [Coimbra]. Isso era 77,78. É ela a Mônica da música, e eu sou o Eduardo, só que menos bobo”.

Capital Inicial

“Brasília é a cena, 1982 é ano. Os irmãos Fê Lemos na batera e Flávio Lemos no baixo plantavam a semente inicial da banda. Dinho assumiria os vocais em 83, e em junho deste ano o Capital dava seus primeiros passos, sem volta, rumo ao espaço reservado àqueles que vivem pelo Rock”, é assim que o site oficial da banda descreve seu começo, tendo como berço os encontros proporcionados por Brasília.

No entanto, apesar da origem da banda ser na cidade, o nome escolhido não é uma referência a Capital Federal. Como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro pra começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o “capital inicial”.

O Capital Inicial é uma das bandas de rock mais antigas em atuação no país, e tem uma grande discografia, são 14 álbuns de estúdio, 3 extended plays, 4 álbuns de vídeo e 28 singles.

Raimundos

Formada em Brasília, no ano de 1987, a inspiração da banda está gravada em seu nome, uma derivação dos Ramones. Nos primeiros anos, eles tocavam como cover da banda norte-americana de punk rock, depois, com a entrada de novos integrantes, passaram a produzir letras autorais.

Com uma trajetória de sucesso e algumas crises superadas graças a capacidade dos integrantes de se reinventarem, a banda tem 8 discos autorais, 30 anos de estrada, mais de 5 milhões de cópias vendidas e estão marcados na história do rock brasileiro. Mais uma nascida em Brasília e que ganhou o país!

No ano passado (2019), os Raimundos (Digão, Canisso, Marquim e Caio) se juntam ao velho amigo Fred Castro para uma turnê em comemoração aos 25 anos do álbum Raimundos, disco de estreia da banda, com duas baterias no palco.

Plebe Rude

Outra grande e marcante referência do rock brasiliense é a Plebe Rude, uma banda de punk rock formada em Brasília no começo dos anos 80. Nascida em meio a ditadura, suas letras sempre denunciaram as ações autoritárias e as incertezas políticas e sociais do país, e os integrantes viveram na pele a censura. Eles também faziam parte da Turma da Colina!

View this post on Instagram

Colina era o nome do conjunto de prédios na UNB onde moravam Renato Russo (Legião Urbana), Fê e Flávio Lemos (Capital Inicial), André Pretorius (Aborto Elétrico), Philippe Seabra (Plebe Rude) e, visitavam essa galera, Dinho Ouro Preto (Capital), Loro Jones (Capital), entre outros. Eles se encontravam ali para fumar um baseado de leve, encher a cara de vinho barato e tocar rock mesmo não sabendo tocar direito, esses encontros foram importantes para juntar esses caras tão importantes para o nosso rock. Os caras queriam fazer um som, foi aí que Renato Russo iniciou essa onda das bandas de Brasília junto com o fê, Flávio e o André Pretorius, formando o emblemático ABORTO ELÉTRICO. Foram surgindo outras bandas como o Plebe Rude, com o aumento das bandas que vinham surgindo, rolava festivais e a galera ia a loucura com o estopim punk que os caras levaram pra Brasília. Todos garotos rebeldes revoltados com a ditadura, eles gritavam independência, questionavam que país é esse e invadiam festas. A turma da colina deu certo e ecoaram suas vozes de Brasília para todo o Brasil, revolucionando o ROCK NACIONAL! #relicario #turmadacolina #legiaourbana #capitalinicial #pleberude #abortoeletrico #punk #sexpistols #joydivision #rockbrasilia #eradeouro #dinho #renatorusso

A post shared by Relicário Do Rock (@reliicariodorock) on

Você sabia? Em setembro de 1982, após o Legião Urbana abrir o show de Plebe Rude em Patos de Minas, as duas bandas foram presas por causa de suas letras repletas de questionamentos, em especial a música “Voto em Branco” da Plebe Rude e “Música Urbana 2” do Legião. Porém, todos acabaram soltos após a polícia local ser informada por eles mesmos que eram de Brasília, temendo que fossem filhos de políticos.

Sem fazer concessões, a Plebe Rude vendeu 500 mil cópias de seus seis discos, tocou no rádio e se apresentou na televisão. Em 2011 lançou o primeiro DVD Rachando Concreto: Ao Vivo em Brasília com um resumo da carreira bem sucedida, lançado também em CD. O álbum concorreu ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

E tem mais!

Em uma vibe mais leve, Brasília também foi palco da revelação do reggae do Natiruts, o indie dos Móveis Coloniais de Acaju, do inconfundível e performático Ney Matogrosso, do precioso MPB de Zélia Duncan e de Oswaldo Montenegro e da brilhante voz e carreira de Cássia Eller, que se mudou para Brasília aos 18 anos e dá nome a um dos principais espaços culturais de Brasília, a sala Funarte.

Se você chegou até aqui e curtiu o nosso artigo, temos um presente para você! Esse documentário completinho e recheado de histórias inéditas sobre essa Era de Ouro:

Quando vier a capital do país, conte com a gente e curta Brasília com mais conforto. Somos especialistas em oferecer a melhor hospedagem com todo conforto, requinte, segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos são amplos e contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1