(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Descubra todos os detalhes do mais belo cartão-postal de Brasília

Dicas de passeio do Allia Gran Hotel Brasilia.

curiosidades-da-catedral-metropolitana-de-brasília

Foto: OPY Imagens

Ao voltar os olhos para a história de Brasília, você percebe que a capital federal tem muitas dimensões narrativas que encantam não apenas quem é de fora, mas também seus moradores.

Há muito a ser descoberto em Brasília, tanto no aspecto arquitetônico como no religioso e cultural. Você sabia, por exemplo, que a Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal?

Você deve estar imaginando agora é se, assim como outros monumentos da cidade, a Catedral de Brasília foi projetada por Oscar Niemeyer. E a resposta é sim! Você pensou corretamente!

A Catedral Metropolitana de Brasília, cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Aparecida, desponta imponente entre vários monumentos da Esplanada dos Ministérios.

Com linhas singulares e originais, características de Niemeyer, você consegue compreender por que a catedral guarda curiosidades e capítulos importantes da história de Brasília.

Então, se você está em Brasília e, provavelmente, com vontade para explorar os principais cartões-postais, deve reservar um espaço no seu roteiro para conhecer a Catedral Metropolitana de Brasília por dentro.

O acesso ao temlo é simples, seguro e gratuito. Você pode ir a pé, uber ou de táxi. É um lugar especial! Indicado também para quem busca um tempo para meditar e desfrutar alguns momentos de serenidade.

Para te ajudar no seu tour, listamos 10 curiosidades da Catedral Metropolitana de Brasília, que, inclusive, é patrimônio cultural de Brasília. Confira!

1. Os 16 Pilares

Ao contemplar a Catedral de Brasília, você deve ser tomado pela beleza arquitetônica do templo, sustentado por 16 pilares curvos de concreto. Cada coluna mede 42 metros de altura e pesa 90 toneladas.

É aqui que você se pergunta: qual será a mensagem que Niemeyer quis passar com esse projeto? Mãos posicionadas para fazer uma súplica ou uma coroa de espinhos?

A explicação do próprio arquiteto é a de que buscou construir uma composição que refletisse a ideia de elevação para o infinito, com uma forma circular, que permitisse ser vista de qualquer ângulo.

No conceito da fé, é um olhar para o céu, cercado pela pureza. Muito interessante, concorda?

2. Os Apóstolos

O seu caminho, antes da entrada ao túnel negro, é guardado pelas esculturas de bronze dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Você será impactado pela nobreza das estátuas esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. Cada escultura mede três metros de altura.

Os apóstolos trazem nas mãos o pergaminho que os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo. Do lado esquerdo de quem entra estão Mateus, Marcos e Lucas, autores dos Evangelhos Sinóticos, e à direita está João, o autor do quarto Evangelho.

Acredite, esse é um momento que certamente você vai querer registrar em imagem!

3. Os Três Anjos

Ao entrar na catedral, você vai compreender que o projeto arquitetônico conseguiu trazer a fé para o tempo presente. Basta você olhar para cima e sentir a paz emanada pelos três anjos suspensos no teto: Gabriel, Rafael e Miguel.

As esculturas também são obra de Alfredo Ceschiatti. Os anjos ficam suspensos por cabos de aço e pairam, protetores, sobre os visitantes do templo. É um momento peculiar de devoção e leveza. Você vai ter uma experiência especial e única!

4. Os Sinos da Catedral

Você não precisa ser católico para compreender o simbolismo dos sinos para a Igreja Católica, não é mesmo? O Campanário da Catedral Metropolitana de Brasília também foi criado por Oscar Niemeyer. Mede 20 metros de altura e sustenta quatro sinos de bronze de tamanhos diferentes.

O Governo da Espanha doou os quatros sinos para o templo. Atualmente, eles são controlados eletronicamente e tocam às seis, às doze e às dezoito horas. O som é muito aguardado pelos devotos, que entendem a melodia como um convite a oração.

O interessante é que três sinos receberam os nomes de Santa Maria, Pinta e Nina, em lembrança das Caravelas de Cristóvão Colombo por ocasião da descoberta da América.  Já o quarto componente do Campanário é o Pilarica, uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, uma santa muito querida e cultuada pelos espanhóis.

5. A Cruz do Templo

Outro símbolo da Igreja Católica que merece sua atenção é a cruz metálica que repousa serena no encontro dos 16 pilares curvos. Ela foi colocada em abril de 1968.

Uma curiosidade que também vai te interessar sobre a cruz da catedral é o conteúdo que ela guarda. Em seu interior, ela protege duas relíquias: um fragmento da Cruz de Cristo e a Cruz Peitoral do primeiro Arcebispo de Brasília, D José Newton de Almeida Baptista.

6. O Espelho d’Água

O Espelho d’Água circunda a Catedral de Brasília e oculta a base das colunas de concreto. Ao passar os olhos nessa paisagem, você sentirá que o templo pousa nas águas. É uma beleza de tirar o fôlego, acredite!

Além de encantar e proteger a catedral, o Espelho d’Água tem a missão de refrescar o lugar, assegurando mais umidade ao ar seco do cerrado. Ele tem 40 centímetros de profundidade, 12 metros de largura e capacidade para um milhão de litros de água.

É, sem dúvida, um espetáculo arquitetônico que merece ser celebrado. Aproveite para fazer algumas fotos e guardar essa lembrança!

7. Os vitrais

O templo ganha mais leveza e colorido com os vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti. Em tons de verde e azul, os vitrais irão captar sua atenção e conquistar o seu respeito pelo valor artístico do projeto.

Inicialmente, a proposta de Niemeyer era deixar os vitrais transparentes. Mas, ao final do projeto, a leveza do colorido, contrastando com os pilares brancos e o piso de mármore, foi aprovado pelo arquiteto. Ao entrar na catedral, olhe ao redor e absorva a beleza dos vitrais.

8. A Cúpula do Batistério

Como o nome já sugere, a Cúpula do Batistério é o espaço reservado para a realização dos batismos, um dos mais importantes sacramentos da Igreja Católica.

Você pode acessar a Cúpula do Batistério através da escada de mármore conectada com a parte externa da Catedral. Não é necessário passar por dentro da igreja para conhecer a construção.

A essa altura da visita, você vai estar completamente envolvido pelo magnetismo histórico e religioso do conjunto arquitetônico do Templo. 

A Cúria

A Cúria Metropolitana de Brasília sedia os órgãos administrativos da Arquidiocese. A exemplo das outras construções do conjunto arquitetônico da Catedral, a Cúria também leva a assinatura de Niemeyer. O edifício, inaugurado em 2007, fica situado numa área de três mil metros quadrados e se comunica internamente com a Catedral.

É muito importante você conhecer todo o complexo que envolve a Catedral de Brasília para compreender a relevância desse patrimônio cultural da capital federal.

9. A Santa

A Catedral de Brasília é consagrada a Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do país e da cidade também.  No interior da igreja, a réplica da imagem que foi encontrada por pescadores há mais de 300 anos cativa os visitantes, independente da sua religião.

Você será envolvido pelo clima de paz e tranquilidade transmitido pela imagem da Santa.  É um momento singular, para você sentir a bênção da Nossa Senhora.

10. Bônus

Você vai encontrar, ainda, no entorno da Catedral de Brasília, diversos pequenos comércios que vendem flores secas do cerrado e artesanato industrializado.

Com certeza, o seu olhar será atraído pelo lindo colorido das flores e pela estética delicada dos pequenos monumentos que são vendidos na calçada do templo.

Serviço:
Local:Catedral Metropolitana de Brasília
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12
Telefone: (61) 3224 4073
E-mail: catedraldebrasilia@catedral.org.br
Horário de funcionamento e visita na Catedral:
– Segunda-feira: de 8 às 17 horas.
– Terça e Sexta-feira das 10h30 às 17 horas (limpeza da Nave central das 8 horas às 10h30).
– Quarta, Quinta, Sábado e Domingo das 8 às 17 horas
Horário da Lojinha: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 9 às 16 horas.

Bem, esperamos que essas dicas tenham despertado o seu interesse em conhecer a Catedral Metropolitana de Brasília. Mesmo com pouco tempo para visitar todos os cartões-postais da nossa cidade, o templo é uma opção que vale a pena ser incluída no seu roteiro turístico.

Quando retornar a Brasília, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo. Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, nossas tarifas serão sempre especiais para você.

Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites:

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

UA-100979074-1