(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Encante-se com a beleza única do cerrado

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Trilha do Parque Nacional de Brasília

Foto: Patricia dos Santos / Wikimedia Commons

Que Brasília é destino para todos os estilos e sonhos, nós já provamos para vocês com uma infinidade de artigos como passeios culturais, para meditar, observação e contato com a natureza, conhecer parques ecológicos e aquáticos, museus e muito mais. Mas, hoje, queremos compartilhar com você as emoções que as trilhas brasilienses reservam aos seus visitantes. Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

As opções são diversas e estão sempre aumentando, isso porque não é incomum de acontecer a descoberta de novas trilhas, que levam a cachoeiras ou outros espaços ainda não conhecidos. Mas, ainda assim, vamos tentar reunir os melhores destinos e dicas para você viver intensamente ao lado da natureza deslumbrante que só o cerrado pode proporcionar. Vamos lá?

As queridinhas do momento

• Trilha Cristal Parque Nacional de Brasília: com pouco mais de 14 quilômetros de extensão, ela é considerada de fácil trajeto, com a previsão de cerca de quatro horas para realiza-la.

• Poço Azul completa: de dificuldade moderada, a trilha completa é de 7,5 quilômetros e vai para as duas principais cachoeiras do Poço Azul. Começamos pela trilha da esquerda, e seguimos para a primeira cachoeira. Depois, seguimos para o Poço Azul e voltamos para o estacionamento na entrada da propriedade.

• Tour Parque Nacional de Brasília: esse destino oferece diversas possibilidades de trilha, com quilometragens diferentes, mas de modo geral todas são fáceis e muito bem sinalizadas. A quantidade de sombra para descansar é limitada, por isso, não se esqueça de um bom chapéu / boné e protetor solar. Para refrescar a trilha presenteia os aventureiros com duas áreas grandes com piscinas com água corrente, límpida e cristalina!

Parque Pequizeiros – Pipiripau: de dificuldade moderada e com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, você vai passar por rio, cachoeiras, pequizeiro e um sítio que funciona como refúgio e base.

FLONA Brasília Buriti: esse trajeto pode variar muito e ser adaptado ao perfil do grupo, podendo ter de 20 quilômetros de trajeto, com uma duração média de 6 a 7 horas, até mais de 33 quilômetros, levando dois dias de caminhada dentro da Floresta Nacional, mas que são facilmente recompensados pela riqueza da fauna e flora por toda área percorrida, são Pequizeiros, Eucaliptos, Buriti, Paliteiro, Pinus, Canela de ema (cantenária) e muito mais!

• Parques Olhos D’Água – Asa Sul: uma opção diferente, essa trilha é um trajeto urbano, excelente oportunidade para conhecer os Parques que se ligam pela caminhada, apreciar o ambiente agradável das superquadras 400’s Norte e Sul, passar pela Esplanada e Catedral e visualizar diferentes árvores que integram a paisagem. A distância entre os dois pontos é algo por volta de 18 quilômetros, ou seja, uma trilha moderada que pode ser feita a pé ou de bike.

Catingueiro: apesar de ter menos de 7 quilômetros de trajeto, essa opção de trilha é considerada moderada, visto a quantidade de “subidas” e “decidas”, por outro lado, ela oferece vistas panorâmicas únicas, de tirar o fôlego!

Relembre destinos

A natureza está sempre muito presente nas opções de passeios que a Capital do País oferece a seus visitantes, exatamente, por isso, não faltam artigos que realcem o quão único é o bioma de Brasília, presenteando as pessoas com cachoeiras incríveis, em especial, a do Poço Azul, Parques, Jardins, Zoológicos e até o Paraíso na Terra! Cada um desses lugares guarda suas particularidades e belezas, nos mostrando o quão perfeita e solidária é a natureza.

Muitos dos destinos aqui descritos também podem ser percorridos de bike. Aliás, Brasília tem a maior trilha de Mountain Bike do Brasil, são 44 quilômetros situados bem no meio do cerrado, com várias opções dentro de um só espaço, podendo você escolher entre os caminhos maiores e mais desafiadores aos mais curtos e bem tranquilos, que você pode fazer até com sua família durante sua estadia em Brasília.

Lago Norte ganha trilha ecológica

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Cuidados e precauções

Como em toda viagem e passeio, alguns cuidados precisam ser tomados para que tudo corra bem durante a trilha ou trekking, e nós fizemos um breve e importante resumo:

1) Informe-se! Antes de mais nada, se informe sobre o local, suas características, roupas e equipamentos ideais e necessários. Cheque a previsão do tempo, verifique se não é necessária a contratação de um guia.

2) Prepare-se fisicamente: aqui não tem muito o que explicar (risos), fique atento a duração estimada, distância, altitude e elevação e reflita sobre suas condições de encarar os desafios.

3) Mochilas enxutas: pense em você mesmo na hora de fazer a mala e leve apenas o que vai de fato precisar, qualquer item extra pode pesar muito e causar fadiga pelo caminho. Dica especial: nada de estrear sapato novo no dia da trilha, você não sabe ao certo se ele vai causar alguma dor ou machucado, podendo atrapalhar sua caminhada.

4) Localize-se: além de estudar o trajeto, leve o mapa da região e GPS. Não esqueça a lanterna e um apito.

5) Cuide-se! Hidrate-se bem e faça refeições leves, saudáveis, mas que ofereçam energia e sustentem.

6) Primeiros Socorros: inclua na sua bagagem itens de primeiros socorros com medicamentos que já esteja acostumado e materiais para realizar curativos.

7) Informe pessoas conhecidas: é importantíssimo compartilhar com familiares ou amigos aonde você vai, qual e como será o percurso.

8) Ande sempre acompanhado: não é aconselhável fazer trilhas sozinho, procure ao menos por uma companhia ou um grupo de apaixonados por trilha.

9) Respeite a natureza: com certeza, você escolheu esse esporte para se aproximar da natureza, portanto, o primeiro passo é respeitá-la SEMPRE! Não deixe lixo para trás, não faça fogueiras, não interfira na fauna e na floral local, apenas admire, renove as energias e guarde para sempre essa experiência incrível.

Um esporte que une

Além de ser uma das principais dicas: a de não fazer o esporte sozinho, trilhas ou trekkings são excelentes para fazer novos amigos ou viver experiências ímpares com antigos parceiros.

Nas redes sociais você encontra facilmente perfis e sites que reúnem amantes da prática, com várias dicas e informações sobre trajetos e locais para visitar. Vale muito a pena compartilhar esses momentos!

https://www.instagram.com/p/B0Ltwu9jwUo/

Quando vier a capital do país, conte com a gente. Somos especialistas em oferecer a melhor hospedagem com todo conforto, requinte, segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos são amplos e contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante Le Terrace, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

 

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1