(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br
Compartilhe!

A capital do país é um marco na história do Brasil, no urbanismo e na arquitetura do mundo

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO

Foto: Opy Imagem

Então você já se organizou, fez as malas, reservou o Allia Gran Hotel Brasília e garantiu a melhor taxa, um hotel confortável, seguro e com muitas vantagens e conveniências. Você está pronto para conhecer a capital do Brasil. Mas, o que visitar lá?!

Ao ler alguns artigos do Blog “Conheça Brasília com todo o Conforto” você já perceberá o tesouro cultural, arquitetônico e humano que a cidade reserva a seus moradores e visitantes, cada metro quadrado preserva e conta um pouco da história de Brasília e, consequentemente, do nosso país.

Você já deve saber que toda essa riqueza foi constatada não apenas pelos brasilienses e turistas da cidade, mas foi reconhecida também pelo mundo e tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Contudo, o que torna Brasília tão incrível a ponto de ser a única construção não secular a constar na lista de Patrimônio Mundial? Nós pesquisamos e trouxemos as respostas – a cada item você perceberá o quão incrível a cidade é e como, de fato, ela merece toda essa exaltação!

Vista do mirante da Torre de TV, a Feira da Torre e o Estádio Mané Garrincha

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

 

7 de dezembro de 1987

Essa foi a data exata de quando o Plano Piloto de Brasília se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO, isso significa que as obras e os monumentos tombados como patrimônios mundiais, pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.

Olha só que responsabilidade: um título grandioso como este vem acompanhado de muita responsabilidade, é dever nosso cuidar e preservar Brasília e conscientizar a todos sobre isso!

A mais nova arquitetura reconhecida

Quando a jovem capital se candidatou ao seleto grupo de Patrimônios Mundiais, Brasília tinha apenas 27 anos. Somente cidades seculares haviam recebido esta honraria, ao longo do texto você vai entendendo o porquê!

Compare! Para se ter uma ideia da grandiosidade que é receber este título, após ser aprovada como Patrimônio Mundial, Brasília passou a figurar na lista ao lado do Taj Mahal na Índia, do Grand Canyon nos Estados Unidos, de São Petersburgo na Rússia, de Macchu Picchu no Peru, da Grande Muralha da China, do Centro Histórico de Roma na Itália, da Acrópole de Atenas na Grécia, das Margens do Rio Sena em Paris e tantos outros lugares deslumbrantes.

 A maior área

Centro do Plano Piloto de Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Isso mesmo! Além de ser a única cidade contemporânea da lista de Patrimônios Mundiais, é também a maior área tombada – são 112,25 km² protegidos!

Curiosidade: além da alegria e promoção de Brasília, o título da UNESCO foi essencial para garantir a preservação do Plano Piloto de acordo com o desenho original de Lucio Costa.

A aprovação

A candidatura foi avaliada e aceita por um Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, conforme documentação apresentada pelo governo e pelo francês León Pressouyre, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – ICOMOS, o relator e grande defensor da capital brasileira neste processo.

Dentre as características que contaram a favor da aprovação de Brasília, está o fato de a cidade ter sido construída do zero, no centro do país, em 1956, e pela harmonia conquistada pelo planejador urbano Lucio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, onde observamos a simetria desde o layout dos bairros residenciais e administrativos até os prédios, principalmente os públicos, que são inovadores e imaginativos.

Sobre Brasília, a UNESCO destaca ainda a autenticidade do projeto, os requisitos de proteção e gerenciamento, indica ser o único planejamento urbano concretizado no século XX e, em especial, a criação primordial do gênio humano, enfatizando também a importância moral da construção para o país, que encerrou uma época e deu início a uma nova era ambiciosa de desenvolvimento e autoafirmação.

Cidade e Natureza

Palácio do Jaburu em Brasília: natureza e prédios em harmonia

Foto: Ichiro Guerra/PR

Outro desejo e princípio da arquitetura moderna que foi consolidado em Brasília é a preocupação em colocar o interesse público à frente dos individuais! Isso é materializado pelas generosas áreas verdes e livres diante de locais privados e edificados. Ou seja, os espaços de natureza foram pensados e compõem o plano urbanístico, cumprindo um papel ambiental e social, ao valorizar os espaços públicos.

Reconhecida também nacionalmente

Três anos após ser reconhecida pela UNESCO, Brasília foi inscrita no Livro de Tombo Histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 14 de março de 1990. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto.

A capital do país é de fato deslumbrante e foi (é) devidamente reconhecida! Mas ela ainda revela muitos outros detalhes encantadores, alguns construídos pelo homem e tantos outros abençoados pela natureza, como o céu – cenário perfeito para pores-do-sol de tirar o fôlego , belíssimos ipês que colorem o inverno brasiliense, uma trilha incrível para curtir de bike, entre tantos outros passeios ao ar livre.

Você viu, né?! Não faltam razões para você visitar, se encantar, se emocionar e se divertir em Brasília!!! E nós do Allia Gran Hotel Brasília somos especialistas em receber bem, com todo carinho e conforto, para que sua viagem seja ainda mais especial.

Seja a trabalho ou a lazer, nossas tarifas são especiais, confira. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

UA-100979074-1