(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Seu intuito é homenagear todos aqueles que se destacaram em prol da pátria brasileira

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

Coleção Conhecer e Visitar - Panteão da Pátria

Foto: OPY Imagem

O sétimo prédio a desfilar em nossa Coleção Conhecer e Visitar é o Panteão da Pátria, um monumento à liberdade, à democracia, em homenagem aos heróis da pátria e ao ex-presidente Tancredo Neves.

A obra, que tem a assinatura do grandioso Oscar Niemeyer e acervo de artistas como Athos Bulcão, João Câmara e Marianne Peretti, compõe a famosa Praça dos Três Poderes e é digna de estar em seu destino na próxima viagem.

O Allia Gran Hotel Brasília preparou um artigo especial sobre este prédio para você conhecer um pouco mais e, com certeza, ficar com vontade de ver ao vivo, a cores e a emoções. Confira!

Homenagem

A construção de Brasília foi um marco sem precedentes, cada tijolo assentado foi cuidadosamente planejado, exatamente por isso, a cidade é repleta de simbolismos.

O Panteão da Pátria é um dos prédios que mais apresenta esse cuidado de homenagear personalidades responsáveis pela construção física e intelectual da capital e do país. Além disso, a obra é um tributo e um constante lembrete da liberdade e democracia conquistadas pelos brasileiros.

A inspiração para esta construção ocorreu devido a morte de Tancredo Neves, o primeiro presidente civil eleito – ainda que indiretamente, o que causou grande comoção nacional.

Curiosidade! Os nomes completos dos heróis nacionais homenageados estão inscritos no “Livro de Aço”, também chamado “Livro dos Heróis da Pátria”, e toda vez que um novo nome e uma breve biografia é colocado nas laudas de metal, uma cerimônia in memoriam ao homenageado é realizada. 

Arquitetura

Panteão da Pátria: um monumento histórico para homenagear quem fez história

Foto: Picasa/Wikimedia

Inaugurado em 7 de setembro de 1986, com um estilo modernista e área total construída de 2.105 m², o Panteão simboliza uma pomba e conta com uma pira que abriga uma chama pequena, a qual representa a independência do país e a liberdade do povo.

Dividido em três pavimentos, ao passear pela obra não faltam detalhes para se emocionar e se encantar, como o grande painel da Inconfidência Mineira, do pintor João Câmara Filho, os vitrais de Marianne Peretti que desenham um mapa do país e permitem a iluminação natural entrar no prédio ou o mural da Liberdade, de Athos Bulcão.

Há ainda um espaço exclusivamente reservado para contar a história e trajetória de Tancredo Neves e que foi reinaugurado com curadoria de  Marcello Dantas e Silvia Albertini. As mudanças realizadas no local priorizam a relação dos visitantes com os itens do prédio, por meio da exposição de cópias de documentos, filmes de Silvio Tendler e tecnologias interativas. História e tecnologia juntas para impressionar!

Curiosidade 2! Em 2007, o Panteão da Pátria foi tombado em 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), junto com outras 34 obras de Oscar Niemeyer.

Personagens

Entre os nomes que estão homenageados no Panteão da Pátria, em Brasília, está o de Tiradentes, Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Anna Justina Ferreira Nery, Getúlio Vargas, Anita Garibaldi, entre tantos outros. Existem ainda várias personalidades que aguardam na lista de espera para serem aprovados e homenageados.

Enfim, quando vier a Brasília coloque o Panteão da Pátria em sua lista de lugares para visitar, o prédio é belíssimo, repleto de histórias e muitas emoções. E quando estiver na capital do país, hospede-se no Allia Gran Hotel Brasília, teremos o maior prazer em recebê-lo.

Com suítes amplas, camas king size e solteirão em todos os quartos, café da manhã completo e internet de cortesia, temos certeza que sua viagem ficará ainda mais agradável. Uma hotelaria prática com requinte e sofisticação. Esperamos você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

Compartilhe!
UA-100979074-1