(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br
Compartilhe!

Construído para ser a residência oficial do vice-presidente da República, a arquitetura do Palácio do Jaburu se diferencia diante de outros monumentos

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

Palácio do Jaburu: uma mistura de requinte e aconchego

Foto: Agência Brasil

Todo mundo sabe que Brasília é um verdadeiro paraíso, principalmente quando falamos em monumentos e obras arquitetônicos. São inúmeros prédios e projetos famosos que encantam inclusive os leigos em arquitetura.

mesmo com tantas construções incríveis, o que mais surpreende é que cada uma é única e apresenta características singulares. Exatamente por isso, o “Blog Conheça Brasília com todo o Conforto” tem uma coletânea específica para essas belezas: Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília.

O Palácio do Jaburu é o sexto prédio que iremos conhecer, construído para ser a residência oficial do vice-presidente do país, sua essência é traduzida pelo aconchego proporcionado pelo seu projeto, sem perder o requinte dos detalhes.

O que é Jaburu?

Palácio do Jaburu, ave Jaburu

Foto: Anderson Riedel

A primeira curiosidade que nos vem a mente é… o que é Jaburu? Trata-se de uma espécie de ave (Jabiru mycteria) caracterizada por ter a plumagem do corpo branca e a cabeça negra. A ave jaburu, conhecida como o símbolo da região do Pantanal brasileiro, se alimenta de pequenos mamíferos, insetos, répteis, peixes e moluscos.

Lar doce lar

Projetado pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer em 1973 e ocupado em 1977 – dezessete anos após a inauguração de Brasília, a principal característica que norteou o projeto do Palácio do Jaburu foi o aconchego de uma casa.

Diferentemente dos outros palácios, neste a intimidade dos moradores foi priorizada, tendo as antigas casas de fazenda como inspiração. O projeto conta com largas varandas protegidas, salas voltadas para o interior, quartos cuidadosamente mais recolhidos, os quais contrastam propositalmente com delicados vitrais, painéis de vidros e vãos livres.

Espaço para a fé

Vitrais coloridos e imagem de Nossa Senhora Aparecida da Capela do Palácio do Jaburu

Foto: Anderson Riedel

Vitrais curvos e coloridos assinados pela artista Marianne Peretti dão as boas-vindas aos visitantes da Capela, que fica próxima a entrada do Palácio. A delicada e deslumbrante obra com vidros compõe a harmonia e a paz que sentimos ao entrar no local.

Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, entalhada em uma peça única de madeira pelo artista brasileiro Valcides Mairinque Arvelos, completa o espaço reservado para fé e reflexão de seus visitantes.

Grandeza, leveza e transparência

Paredes de vidros do Palácio do Jaburu

Foto: Anderson Riedel

O encanto e o charme que só o vidro pode proporcionar também são estrategicamente utilizados dentro do Palácio do Jaburu. Inclusive, Marianne Peretti é quem assina o imenso painel de vidro que compõe a sala de estar.

Com uma proposta singela, um resultado vibrante e a funcionalidade de dividir os cômodos do prédio, o painel é mais um atrativo para olharmos as belezas que estão do lado de fora do Palácio.

Curiosidade! Marianne Peretti é artista plástica franco-brasileira e única mulher que integrou a equipe de Niemeyer nos projetos em Brasília. Ela é autora ainda dos vitrais do Congresso, Memorial JK, Catedral de Brasília e Teatro Nacional.

Viveiro natural

Piscina, jardim e Lagoa do Jaburu

Foto: Anderson Riedel

A área externa, privilegiada no projeto, conta com um pátio cuidadosamente ajardinado, o qual prolonga as salas, alcançando a Lagoa Jaburu, que dá nome ao Palácio. Aí também ficam a piscina e um pequeno embarcadouro, um espaço perfeito e encantador para lazer e diversão.

Ao nos atentarmos ao lado de fora do Palácio, somos ainda inundados pela tranquilidade do jardim, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994).

O local é enfeitado naturalmente pela beleza de várias espécies de pássaros (que contam com a característica companhia das emas) e que brincam por Palmeiras, Ipês entre outras plantas nativas do cerrado brasileiro e algumas trazidas de outras regiões.

Definitivamente, não faltam motivos para conhecer a capital do país e os imponentes monumentos que compõem a cidade, como o Palácio do Jaburu. Os passeios por Prédios e Projetos Famosos são a certeza de muita emoção, surpresas e encantamentos.

Quando vier para Brasília, conte com a gente! Somos especialistas em receber bem e oferecer um serviço de qualidade. Depois de passeios tão empolgantes, nada melhor do que chegar em um hotel que ofereça camas king size em todos seus apartamentos, além de vários serviços e conveniências.

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

UA-100979074-1