Sendo um dos prédios mais famosos de Brasília, o Palácio da Alvorada foi a pedra fundamental na construção da nova capital do país

Quinto artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília, idealizada pelo Allia Gran Hotel Brasília.

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

Um dos prédios mais famosos de Brasília, o Palácio da Alvorada foi a pedra fundamental na construção de Brasília

Foto: Agência Brasil

Por apenas alguns minutos, desapegue de opiniões e preferências políticas, não deixe que qualquer partido impeça você de admirar e viajar pelas curvas do quinto prédio da série Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília.

A coletânea criada pelo Allia Gran Hotel Brasília tem como intuito apresentar e destacar a singularidade histórica e arquitetônica da cidade, convidando nosso leitor a mergulhar nas belas construções da capital do Brasil.

Hoje conheceremos um pouco mais sobre o primeiro prédio construído em alvenaria em Brasília, inaugurado em 30 de junho de 1958, e que leva todo o pioneirismo e encantamentos criados por Oscar Niemeyer.

Estamos falando do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República, e que está localizado em uma península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte.

Essência capturada

Especialmente nesta obra, Oscar Niemeyer foi capaz de capturar todo sentimento de recomeço e novo caminhar que a construção de Brasília traria e representaria na democracia do país que estava florescendo.

É difícil dizer se a leveza da construção ocorre graças ao espelho d’água em frente ao prédio, pelas curvas de sua fachada que parecem infinitas, sem nunca tocar o chão ou pela escultura em bronze “As Iaras” do brasileiro Alfredo Ceschiatti.

O que é possível afirmar com certeza é que cada metro quadrado do Palácio da Alvorada foi cuidadosamente pensado e transmite simbolismos de toda uma Nação.

Dica para a foto: o efeito que o espelho d’água proporciona ao refletir a construção é uma imagem única, que traz um sentimento de infinito. Com certeza você vai querer registrar essa “pintura” única!

Gigante pela própria natureza

Além do brilhantismo da construção, o Palácio da Alvorada é cercado pela beleza da natureza, delicadamente pensado pelo paisagista Yoichi Aikawa.

Os jardins com araucárias, paus-brasil e sibipirunas são moradas para pássaros nativos do cerrado brasileiro. Outro lugar que a natureza se faz presente e convive em perfeito equilíbrio é na Lagoa do Palácio, que tem peixes, aves e vegetação típicos da região.

Recepção impecável

Após se entregar aos desenhos, combinações e traços da fachada do prédio e da natureza, o Palácio da Alvorada recebe seus visitantes com um extenso e imponente tapete vermelho.

No imenso hall de entrada, em uma parede dourada, uma marcante frase do ex-presidente Jucelino Kubitschek tenta sintetizar os sentimentos que impulsionaram a obra: “Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino”.

Curiosidade: logo na entrada do Palácio da Alvorada, o visitante se depara com as boas-vindas inusitadas das Emas que moram ali. Além de serem uma atração à parte nos jardins, essas aves contribuem para o controle de animais peçonhentos.

Entrando no Palácio

Para entender melhor a composição desta grande obra, o Palácio da Alvorada é divido em três andares: o subsolo, o térreo e o primeiro andar.

O térreo conta com luxuosos salões que são utilizados para receber convidados do Presidente em compromissos oficiais. As extensas salas muito bem decoradas são ao mesmo tempo imponentes e aconchegantes.

O subsolo abrange um auditório para 30 pessoas, sala de jogos, almoxarifado, despensa, cozinha, lavanderia e a administração do palácio.

Já no primeiro andar é onde ficam de fato os aposentos do Presidente e de sua família. Este local é constituído de quatro suítes e salas íntimas.

Mas o passeio não acaba por aí não, ao final da construção, no lado leste, há uma belíssima e extensa piscina com azulejos azuis, bar e churrasqueira. O cenário fica completo com a escultura em bronze ‘Rito dos Rítmos’ de Maria Martins.

Dica de Fé: o amplo e encantador Palácio da Alvorada reserva espaço ainda para a fé do povo brasileiro, com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Um lugar perfeito para curtir um minuto de reflexão e se encantar com a decoração em alumínio anodizado, paredes revestidas de lambril de jacarandá folheado a ouro e móveis originais de Anna Maria Niemeyer.

Ficou curioso?

Para visitar tudo isso que contamos e viver uma experiência única que apenas o seu olhar poderá captar é muito fácil! Basta acessar a página do Governo Federal, preencher os dados pessoais e aguardar o processamento do seu pedido.

Você receberá por e-mail a confirmação da sua visita e dos seus acompanhantes. No dia do passeio é só levar um documento com foto e o comprovante da reserva, impresso ou digital (um print da tela). O passeio é gratuito!

Serviço:                                                                                                                                                                                             Endereço: Palácio da Alvorada, s/n – Brasília                                                                                                                                     Reservas: https://agenda.presidencia.gov.br/visitapr/mostra_eventos                                                                                                             E-mail: corep@presidencia.gov.br                                                                                                                                                                 Telefone: (61) 3411-2317 – Coordenação Geral de Relações Públicas

Bem-vindo a Brasília!

Sem dúvida nenhuma, o Palácio da Alvorada é uma excelente opção de passeio, seja para quem vem a negócios ou lazer. A visita ao local é gratuita e enche os olhos e a alma de quem a vivencia.

Para que sua experiência seja ainda mais completa na capital brasileira, o Allia Gran Hotel Brasília oferece todo o conforto, qualidade e atendimento que você merece.

Hospede-se conosco, teremos o maior prazer em recebê-lo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

UA-100979074-1