(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Conheça a história do Brasil através de sua moeda oficial

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Museu de Valores

Foto: Divulgação Banco Central

Inaugurado em 8 de setembro de 1981, no edifício sede do Banco Central em Brasília, o Museu de Valores do Banco Central é um verdadeiro convite para viajar pelo tempo e pela história do nosso país. Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

Com um acervo de mais de 135 mil peças, o visitante poderá conhecer desde o Brasil Colônia até os dias atuais, incluindo ainda informações acerca da moeda nacional e estrangeiras. Trata-se de um museu recheado de cultura e conteúdo e de quebra muitas curiosidades.

Vamos conhecer?

Um acervo de história e cultura

View this post on Instagram

Banco Central do Brasil

A post shared by Ligia Paes da Silva 🇧🇷 (@ligiapaessilva) on

Inicialmente, o Museu de Valores ficava localizado no município do Rio de Janeiro e foi inaugurado em 1972, no prédio da extinta Caixa de Conversão, de Estabilização e Amortização, atual sede do Departamento do Meio Circulante do Banco Central. Alguns anos depois, foi transferido para Brasília.

O local conta com uma diversidade de cédulas e moedas brasileiras e estrangeiras, barras de ouro, pepitas, condecorações, medalhas e artefatos ligados à fabricação do dinheiro.

Visitar o Museu de Valores e conhecer o acervo numismático é como passar por livros que relatam sobre a formação e o desenvolvimento da cultura econômica e monetária da sociedade brasileira mediante a preservação, pesquisa e divulgação da história dos meios de pagamento no Brasil.

Podemos não nos atentar de primeira, mas o dinheiro revela muito da identidade cultural de seu povo, como costumes, valores, personagens históricos, tipos humanos, recursos econômicos, fauna, flora.

Raridades

Ao escolher como destino visitar este museu, você terá acesso a uma das mais completas coleções de moedas e cédulas brasileiras, com peças representativas de todos os períodos da história do país, inclusive, com exemplares de extrema raridade, como é o caso da chamada Peça da Coroação, para comemorar a coroação de D.Pedro I como imperador do Brasil, em 1822.

Moeda da coroação de Dom Pedro I, em 1822, como imperador do Brasil

Foto: Wikimedia Commons / Moeda da coroação de Dom Pedro I, em 1822, como imperador do Brasil

Além disso, o Banco Central do Brasil é também o órgão responsável pela Reserva-ouro do país, por isso, tem a possibilidade de presentear os visitantes com a exposição de barras de ouro, pepitas e outras curiosidades que mostram a beleza, a raridade e a utilidade desse metal precioso que sempre provocou fascinação no ser humano.

Dica! Lá você conhecerá ao vivo, a cores e com muito brilho a maior pepita de ouro já encontrada no Brasil.

Valorize o que é nosso

Com certeza você já ouviu dos seus pais a frase “dinheiro não nasce em árvore” e, não nasce mesmo, a criação e distribuição do Real passa por várias fases e tem vários desafios.

Por exemplo, para evitar fraudes, as notas e moedas do Real possuem características distintivas e elementos de segurança que facilitam a sua identificação e permitem detectar falsificações.​

Curiosidade! Você é um adepto de guardar moeda no cofrinho? Pois saiba que você até pode estar economizando seu dinheiro, mas está gerando gasto público ao tirar esse dinheiro de circulação, forçando a reposição das moedas. A cada ano, milhares de moedas ficam esquecidas em gavetas, bolsas e cofrinhos, o que gera dificuldades de troco no comércio. Já havia pensando nisso?

Serviço

O acesso ao Museu dos Valores do Banco Central é gratuito, sendo apenas necessária apresentação de documento oficial de identificação com foto, exigência dispensada a menores acompanhados pelos responsáveis. O Museu se divide em dois espaços dentro do prédio do BCB: no 1° Subsolo fica exposto o nosso acervo numismático e no 8° andar está nossa Galeria de Arte.

Endereço: SBS – Quadra 3 Bloco B, 1º Subsolo, s/nº, Edifício Sede do Banco Central do Brasil – Asa Sul / CEP: 70074-900
Horário de atendimento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Aberto no 1º sábado de cada mês, das 14h às 18h. Não abrem aos sábados – exceto o primeiro de cada mês -, domingos, segundas-feiras e feriados.
Site: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas
E-mail: museudevalores@bcb.gov.br

E o melhor, fica bem pertinho do Allia Gran Hotel Brasília: apenas 8 minutos de carro ou 35 minutos a pé!!!

Distância a pé até do Allia Gran Hotel ao Museu de Valores

Foto: Google Maps / Distância a pé até do Allia Gran Hotel ao Museu de Valores

Distância de carro até do Allia Gran Hotel ao Museu de Valores

Foto: Google Maps / Distância de carro até do Allia Gran Hotel ao Museu de Valores

Quando vier a capital do país, conte com a gente. Somos especialistas em oferecer a melhor hospedagem com todo conforto, requinte, segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos são amplos e contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante Le Terrace, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1