(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Dicas para que entenda as siglas de Brasília

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

brasilia-siglas-allia-gran

Você está animado para conhecer a capital federal? Muito bem! Mas, antes de curtir a cidade, uma dica valiosa: localize-se! Entenda as siglas de Brasília.

Se você está esperando por nomes de ruas, esqueça! Alguns endereços até recebem “apelidos” como Avenida das Nações. No entanto, o sistema para se localizar em Brasília é diferente.

À primeira vista, a combinação de números e letras pode parecer indecifrável. A cidade, conhecida por não ter esquinas, escolheu uma forma prática para determinar cada endereço, pautada pela distribuição de quadras.

Não se preocupe, com uma breve explicação, você vai conseguir se localizar e entender as siglas de Brasília.

Veja!

 

Entenda as Siglas de Brasília

Você pode até duvidar, mas as siglas de Brasília foram criadas para facilitar a comunicação com a cidade.

Vamos lá! Entenda as siglas de Brasília como um guia prático para se movimentar com tranquilidade na cidade.

A primeira lição é determinar onde fica o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Por que? Simples! O Plano Piloto de Brasília, projetado por Lúcio Costa, é a união de eixos e pontos cardeais.

Se você observar o projeto, vai perceber rapidamente que os ângulos se cruzam em linhas retas, dando o formato de um avião.

O eixo em linha reta, no sentido leste-oeste, é o Eixo Monumental, composto, principalmente pelos edifícios do governo como a Esplanada dos Ministérios. Ele tem 16 quilômetros e é o “corpo do avião”.

No sentido norte-sul, representado no plano como duas asas, fica o Eixo Rodoviário, também conhecido como “Eixão”. É nessa área que ficam os setores residenciais, com quadras comerciais e entrequadras de lazer.

Então, para simplificar o sistema de localização da cidade, a nomenclatura dos setores foi encurtada com siglas.

Logo, não se surpreenda com endereços que começam como SQS, CL ou SB. Veja, por exemplo, o nosso endereço: SHN – Quadra 5 – Bloco B – Asa Norte. O SHN indica que o Allia Gran Hotel Brasília está localizado no Setor Hoteleiro na parte Norte do Plano Piloto.

Simples, não é mesmo? A seguir, então, entenda as siglas de Brasília!

Confere!

SQ = Superquadra

A Superquadra é uma organização urbanística presente nas asas Norte (SQN) e Sul (SQS) do Plano Piloto. É a área residencial urbana, densamente arborizada, composta por edificações uniformes, de três ou seis pavimentos.

SAI = Setor de Áreas Isoladas

Esse setor sempre fica no extremo do Plano Piloto. Dessa forma, temos o SAIN, localizado no extremo Norte; e o SAIS, que fica na ponta Sul.

Dica boa: Para que entenda as siglas de Brasília, fica atento a recorrência do Norte e Sul nos endereços. Ex.: SHN, SHS, SCN, SCS.

SB = Setor Bancário

Mais uma vez, atenção às siglas de Brasília. Existe o SBN (Setor Bancário Norte), onde ficam concentrados a Administração de Brasília e entidades como a sede dos Correios; e o SBS (Setor Bancário Sul), onde ficam as sedes do Banco Central e da Caixa Econômica Federal.

SH = Setor Hoteleiro

Como já falamos, temos o SHN (Setor Hoteleiro Norte), onde está localizado o Allia Gran Hotel, e o SHS (Setor Hoteleiro Sul).

SRT = Setor de Rádio e Televisão

Quer saber onde fica a TV Globo? Exatamente no Setor de Rádio e Televisão Norte. Enquanto isso, a Record e o escritório da agência RBS estão localizados no SRTS.

SHL = Setor Hospitalar Local
As clínicas e hospitais particulares ficam nas pontas das “asas” Norte e Sul. Assim, existem também o SHLN e o SHLS.

Perceba como está mais simples entender as siglas de Brasília!

SMU = Setor Militar Urbano

Como o nome indica é o setor destinado aos quartéis do Exército Brasileiro e aos militares e suas famílias. É onde, inclusive, está situado o Quartel General do Exército. Nesse artigo, você encontrará dicas valiosas para aproveitar os atrativos do SMU.

CL = Comércio Local

Olha que detalhe curioso! Os comércios locais ficam exatamente nas fronteiras das quadras.

E sim! Tem o CLN e CLS. Mas, também tem o Comércio Local Sudoeste (CLSW), situado em uma avenida que divide as quadras 100 e 300.

Bem, Brasília é uma cidade totalmente planejada. Você pode imaginar que existem outros diversos setores que formam o Plano Piloto.

Entretanto, o importante é que você entenda as siglas de Brasília. A partir dessas dicas, você já está pronto para se movimentar pela capital.

Muito interessante o sistema de localização da cidade, concorda? Certamente você percebeu que Brasília é ordenada para que qualquer pessoa possa andar sem se perder. Mesmo sem esquinas, a numeração das quadras do Plano Piloto facilita a navegação.

Quando retornar à capital federal, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo.

Hospede-se com todo o conforto. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, temos o maior prazer em hospedá-lo.

Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Compartilhe!
UA-100979074-1