(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Delicie-se com os sabores singulares da capital do país

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

Gastronomia típica do Distrito Federal: experimente!

Foto: Rawpixel

Prepare-se! Esse artigo vai ser um daqueles difíceis de ler até o final e não ficar morrendo de vontade de conhecer e se deliciar com as nossas sugestões. Queremos que você Conheça Brasília com o Allia Gran Hotel Brasília!

Quando viajamos, vivemos uma infinidade de experiências que marcam para sempre a nossa vida. Seja o deslumbrar de um pôr-do-sol magnífico, uma cachoeira perfeita para renovar as energias ou construções monumentais de tirar o chapéu. Com certeza, você sempre terá uma doce memória para guardar.

No entanto, tem uma experiência que é comum para todas as viagens: a lembrança que guardamos em nosso paladar. Sim! Isso mesmo! Aquele ingrediente típico do lugar que estamos visitando, aquele tempero único usado lá ou aquela preparação exclusiva que só os moradores da cidade sabem fazer.

Por isso, hoje vamos escrever especialmente para o seu paladar, afinal, a culinária típica do Distrito Federal é de comer rezando e agradecendo!

Assim como acontece com praticamente tudo no que se refere a Brasília, a culinária local também foi construída a partir da soma de diferentes povos que viveram ou vieram viver na região. Por isso, os pratos apresentam uma diferenciada mistura de sabores indígenas, europeus, africanos e brasileiros de todas as regiões do país, mas com um toque que só os brasilienses têm.

De casa

Os pratos mais típicos do Distrito Federal que você irá encontrar são aqueles com frutas do Cerrado, que é o bioma do planalto central, onde se localiza o Estado do Distrito Federal, como, por exemplo, mangaba, pequi, baru, araticum, cagaita, graviola, cupuaçu.

Geralmente, essas frutas são servidas em forma de suco ou sorvete. Independente de como você escolher, vale a pena experimentar!

Por falar em pequi, um fruto amarelo, de aroma e sabor bem característicos, é o ingrediente principal do arroz com pequi, prato muito comum na região. Temperado principalmente com a fruta e o pimentão, o arroz fica com uma cor muito apetitosa e um sabor diferenciado. Você não vai encontrar outro igual! Essa fruta também é utilizada em pratos doces.

Outro ingrediente bastante utilizado nos sabores do DF é o Baru, uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim, de alto valor nutricional. Os chefs sempre recorrem a esse fruto quando querem dar um toque típico do cerrado. E a dica aqui é para os amantes de doces: saboreie a trufa de paçoca com baru e a trufa de chocolate com baru e você vai se projetar para dentro do cerrado brasileiro.

Outras opções facilmente encontradas nos cardápios de Brasília, que são típicos do Distrito Federal são a tilápia (que tem grande produção local), o filé à milanesa, o picadinho de filé, pastel e caldo de cana.

Dos indígenas

Naturalmente, o consumo de peixes é uma herança indígena, entre os pratos se destaca o “Mojica de Pintado”, que é o peixe cozido com temperos e mandioca. Mojica significa “o que vem do rio com mandioca”.

Dos catarinenses e italianos

A farofa com ovos é outro exemplo bem brasiliense, apesar da criação ser de um Chef catarinenses e descendente de italianos. A farofa é comumente acompanhada de arroz de brócolis e picanha.

Dos mineiros

Os sabores mineiros são bem intensos no cardápio de Brasília, começando pelo pão de queijo! Isso mesmo que você leu, nem na capital mineira você vai encontrar tantas lanchonetes, padarias e afins que vendam pão de queijo.

Curiosidade! O prato preferido de Juscelino Kubistchek era frango com quiabo e angu, conhecido como “Chico angu”. Essa opção também está em muitos restaurantes brasilienses e é bem inspirada na cozinha mineira.

Dos paulistanos

Um dos hábitos que os brasilienses têm mais parecido com os paulistanos é o gosto pelo churrasco! Sempre que possível você verá uma carne assada nos pratos dos restaurantes, além das churrascarias especializadas. Destaque especial para o alto consumo de picanha e maminha de alcatra em Brasília.

Dos piauienses

Com uma grande população piauiense em Brasília, a buchada de bode entrou no cardápio brasiliense para ficar. Esse típico sabor do Piauí é encontrado em muitos restaurantes da capital do país.

Dos árabes

Kibeirute! Até o nome desse prato é legal! Trata-se de uma espécie de quibe frito em formato de hambúrguer, recheado com queijo e coberto por uma salada de legumes, coalhada e alface. Sem dúvida, uma inspiração da cozinha árabe que é destaque do cardápio dos bares brasilienses.

Delicioso, né!? Nós avisamos! Por isso, quando vier a capital do país, a trabalho ou a lazer, não deixe de saborear os pratos típicos do Distrito Federal e guardar mais essa deliciosa lembrança da viagem.

Aqui em Brasília conte com o Allia Gran Hotel Brasília para se hospedar. Estamos sempre prontos para recebê-lo. Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade.

Nossas tarifas serão sempre especiais para você. Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

Compartilhe!
UA-100979074-1