(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Conheça a belíssima obra que abriga a Torre da TV Digital

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Flor do Cerrado Brasília

Foto: Mario Roberto Durán Ortiz/Wikimedia Commons

Quando pensamos em Brasília, a primeira coisa que precisa vir em nossa mente é que aqui nada é comum, nem mesmo uma Torre de TV Digital. Queremos que você conheça mais da Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

Pensada inicialmente para garantir a transmissão do sinal digital, beneficiando os brasilienses com imagens televisivas em alta definição, a Torre de TV Digital é também um excelente ponto turístico e vale a pena você incluir em seu destino.

Você sabia? Essa obra foi o último projeto de Oscar Niemeyer a ser construído antes do seu falecimento.

Inaugurada em 21 de abril de 2012, a Torre de TV Digital é carinhosamente conhecida como Flor do Cerrado, graças a seu formoso formato, e oferece uma visão única e diferenciada de Brasília. Vamos conhecer um pouco mais!

Prepara-se para ir às alturas

São 182 metros de altura, sendo que 120 metros são apenas de estrutura de concreto armado, o qual conta com sensores de fibra óptica para monitoramento em tempo real.

A instalação de fibras ópticas para realizar o monitoramento em tempo real da estrutura em concreto é um dos processos tecnológicos utilizados para dar vida ao projeto de Niemeyer, que também contou com testes em túnel de vento.

Estrutura e localização

A Torre de TV Digital fica na cidade de Sobradinho, a 20 km de Brasília. Está localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal e ocupa uma área de 8,5 mil m².

Ao longo da torre saem “ramificações” com espaços para lazer, exposições, cafés e admiração do visual. Falaremos mais sobre esses lugares daqui a pouco.

Ramificações Torre de TV Digital

Foto: Wikimedia Commons / Mercado Viagens

Além da parte turística, o local abriga ainda boxes das emissoras com sala geral, sala de operações e banheiro e um estacionamento com 746 vagas. Três elevadores estão disponíveis, cada um com capacidade para 12 pessoas.

Pit-stops para se deslumbrar com Brasília

Da base cilíndrica da torre saem duas “hastes”, para abrigar dois espaços cobertos: de um lado, aos 60 metros de altura, fica um centro de exposições e um café e, do outro lado, aos 80 metros há um restaurante.

E não para por aí não! Aos 110 metros de altura, a obra presenteia o visitante com um mirante com vista de 360 graus. O espaço dispõe de janelões com dois metros de diâmetro cada um, o que parecem imitar pétalas, e tem a capacidade para abrigar 74 pessoas. De lá você pode enxergar os principais pontos turísticos de Brasília, como o Lago Paranoá, a Asa Sul e a Asa Norte.

No vídeo abaixo dá para se ter uma ideia do quão incrível pode ser a vista na Flor do Cerrado:

Ou seja, sempre muito generoso em suas criações, o arquiteto Oscar Niemeyer projetou espaços incríveis para os visitantes se encantarem com a vista do alto. Sem dúvida nenhuma, a Torre da TV Digital é uma inteligente otimização de uma obra que seria apenas técnica, para se tornar um ponto turístico. Não à toa recebe o delicado nome de Flor do Cerrado.

Flor do Cerrado eternizada em canção

Por falar em delicadeza, nós temos que compartilhar esse tesouro de vídeo da inesquecível Gal Costa cantando a música “Flor do Cerrado”, escrita por Caetano Veloso. Vale a pena por para tocar e continuar lendo o artigo muito bem acompanhado da inconfundível voz da Gal.

Reabertura em agosto de 2018

No entanto, infelizmente, essa bela flor ficou fechada durante dois anos devido a manutenções necessárias em suas estruturas. Mas, fique tranquilo! Em agosto de 2018 a Flor do Cerrado foi reaberta para visitações aos finais de semana e feriados

Serviço

O mais jovem ponto turístico de Brasília recebe os visitantes das 9h às 17h, aos finais de semana e feriados. Os grupos são formados na hora, por ordem de chegada, observando a capacidade dos elevadores.

Após as 15h, os colaboradores do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado no local, iniciam a distribuição de senhas, para organizar o fluxo e respeitar o horário de fechamento do monumento.

Ah, outra excelente notícia é que o local conta com acessibilidade, corrimãos, mapas em braile, piso tátil, rampas e vagas exclusivas no estacionamento. Todos são acompanhados por um guia treinado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Endereço: Setor Habitacional Taquari, parte da Administração Regional do Lago Norte
Entrada: Gratuita
Dias de atendimento: finais de semana e feriados
Horário de funcionamento: das 9h às 17h

Excelente ideia de passeio, não é mesmo? Em um só lugar, dá para avistar diferentes pontos turísticos da Capital do País. Por isso, quando vier a capital do país, a trabalho ou a lazer, não deixe de conhecer a Flor do Cerrado.

Aqui em Brasília conte com o Allia Gran Hotel Brasília para se hospedar. Estamos sempre prontos para recebê-lo. Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade.

Nossas tarifas serão sempre especiais para você. Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1