(61) 3424-2500 | (61) 3424 2525 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Um convite para reviver a fantástica construção de Brasília

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Entrada do Espaço Lúcio Costa

O idealizador

Lúcio Costa é simplesmente uma pessoa incrível e, apesar de dispensar apresentações, vale muito a pena se aventurar nas histórias, conquistas e nos desafios vividos por este gênio, #explorebrasilia.

Que ele foi o idealizador do projeto de Brasília você já sabe, mas, você sabia que ele recebeu o título de Professor Honorário de Harvard, em 1960 e, mais, devido a uma inundação devastadora, o arquiteto foi convidado a liderar a reconstrução da cidade de Florença?

E, para homenagear esse grande artista, somente outra pessoa da mesma grandiosidade, não é mesmo? Exatamente por isso, que o Espaço Lúcio Costa foi idealizado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1992, em ocasião da comemoração dos 90 anos do arquiteto e urbanista.

O Espaço

Localizado na sob a Praça dos Três Poderes, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, o museu abriga preciosidades da história e do trabalho de Lúcio em Brasília. Visitar o Museu é praticamente voltar aos dias gloriosos e trabalhosos da construção de Brasília. Muito emocionante!

Talvez, a obra exposta que mais encanta pela riqueza de detalhes e pela experiência que oferece ao público é a Maquete de Brasília! Isso mesmo que você imaginou, toda a capital do país representada em miniatura.

Fique ligado! Diferente do que alguns sites da internet divulgam, a belíssima Maquete de Brasília não é tátil, ou seja, você deve deslumbrar ela de longe.

Além da maquete, o Espaço expõe cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que julgou e considerou o seu projeto o vencedor dentre os 26 projetos que participaram do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, e fotos históricas da época da construção e inauguração da cidade.

Curiosidade! Aparecem no Relatório do Plano Piloto os projetos das duas únicas edificações públicas de sua autoria: a Estação Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de Rádio e Televisão.

Museu em constante atualização

A Maquete de Brasília exposta no Espaço Lúcio Costa foi construída no ano de 1988, baseando-se na cidade como ela se encontrava em dezembro de 87, então, naturalmente, ela precisou passar por atualizações!

A primeira foi em setembro de 1994, a maquete foi restaurada pela primeira vez e teve o seu sistema de iluminação substituído; depois, em 1997 e 2002 tiveram outras duas restaurações, sendo que nesta última houve também a atualização de novas obras que foram construídas desde 1987, sendo instalado, ainda, um sistema de som que transmite informações diversas em português, inglês, francês e espanhol, através de um comando colocado em um dos parapeitos que circundam a maquete.

A última atualização realizada foi em 2007, com o acréscimo da Ponte JK e o Complexo Cultural da República João Herculino, composto pela Biblioteca Leonel de Moura Brizola e o Museu Honestino Guimarães, visando as comemorações do 47º aniversário da cidade.

Tombada, é claro! O Espaço Lúcio Costa é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, certificando a grandeza e a importância desta obra.

Serviço

Endereço: Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios Brasília – DF
Funcionamento: de terça-feira a domingo das 9h às 18h
Telefones: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
E-mail: centroc3p@gmail.com
Entrada franca!

E o melhor? O Espaço Lúcio Costa está a uma distância de 7 a 10 minutos de carro do Allia Gran Hotel Brasília, ou cerca de 50 minutos a pé. O destino perfeito para curtir #brasiliacommaisconforto.

Mapa de distância do Espaço Lúcio Costa e o Allia Gran Hotel

E, quando vier a capital do país, conte com a gente. Somos especialistas em oferecer a melhor hospedagem com todo conforto, requinte, segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos são amplos e contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante Le Terrace, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1