(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Motivos e belezas não faltam para você visitar esse lugar mágico

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Parque Nacional Brasília

Foto: Wikimedia / Mercado Viagens

Um destino quase que obrigatório para aqueles que visitam a capital do país é o Parque Nacional Brasília. O local conta com trilhas incríveis, piscinas naturais, espaços para meditação, Centro de Educação Ambiental e muito mais. Queremos que você conheça mais da Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

Além de todas essas belezas naturais e opções de lazer, o Parque tem uma importância ainda maior quando falamos de preservação, pois, os quase 42.400 hectares protegem ecossistemas típicos do Cerrado e rios que fornecem água potável a população brasiliense.

O Parque Nacional Brasília, criado em 29 de novembro de 1961, está sob o território de Brasília, Sobradinho e Brazlândia, além do município goiano de Padre Bernardo. Sua extensão contribui ainda para o equilíbrio das condições climáticas e evita a erosão dos solos no Distrito Federal.

Ou seja, é muita beleza, ar fresco, paz e vida em um só lugar. Vamos conhecer mais sobre as atrações?

Natureza e abastecimento

Bem no coração do Parque Nacional, temos a Represa Santa Maria, isolada do contato de visitantes e turistas, com a importante missão de abastecer a capital do país e cerca de 25% de todo o Distrito Federal.

Com o tamanho de 800 campos de futebol, a intensa preocupação de que ela não tenha presença humana é única e exclusivamente para manter sua preservação e qualidade da água.

Mas, não é porque não é permitida a entrada, que você não pode curtir as imagens incríveis feitas pelo Teixeira CB:

Piscinas naturais paradisíacas

Se você acha que só no Nordeste vai encontrar água doce translúcida em piscinas naturais? Você está enganado! No coração do país, mais especificamente, no Parque Nacional de Brasília, você encontra duas piscinas naturais deslumbrantes: a Areal e a Pedreira.

Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. A água é renovada constantemente graças à ajuda das nascentes localizadas no interior e nas proximidades do parque.

Mas, como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, então, não vamos ficar escrevendo parágrafos e parágrafos de elogios e vantagens do local, você mesmo pode confirmar toda essa beleza ao procurar pelo Parque no Instagram.

View this post on Instagram

Natação roots! Dia clássico! @gutofuzo

A post shared by Parque Nacional de Brasília (@parquenacionalbrasilia) on

Trilhas para se exercitar e se encantar

Outra excelente opção de lazer que o Parque Nacional de Brasília oferece são as trilhas! Duas essas trilhas são de menor intensidade: a da Capivara e a do Cristal Água.

A primeira tem a distância de um pouco mais de um quilômetro, podendo ser feita em 20 minutos, sem dificuldades, e oferecendo ao visitante visualizar espécies de plantas do Cerrado típico e de Mata de Galeria. A trilha é aberta todos os dias.

Já a Trilha Cristal Água é um pouco mais longa, são 5 quilômetros de extensão, mas esse esforço é recompensado por conseguirmos vislumbrar mais espécies nativas durante a caminhada e poder contar com uma parada com sombra à beira do córrego Cristal Água. A trilha é aberta à visitação todos os dias, das 6h às 15h30.

Trilhas no Parque Nacional de Brasília

Foto: Wikimedia / Mercado Viagens

Independente da trilha que escolher, não se esqueça de usar roupas e calçados leves, levar água e curtir todo o trajeto com calma e silêncio, permitindo-se conectar com a natureza, afinal, não tem nada melhor, né?

Maior Circuito de Mountain Bike do Brasil

É isso mesmo que você leu? O Parque Nacional Brasília também oferece muita adrenalina!!! Trata-se da Trilha União, que une diversas unidades de conservação do Distrito Federal como a Floresta Nacional de Brasília, Parque Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem, Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto.

Juntamente com os circuitos Flona e da Serrinha do Paranoá formam a maior Trilha para Mountain Bike do Brasil, são 136 km de trilhas contínuas e muito bem sinalizadas. Ah! O espaço também é aberto para caminhadas!

Ilha da Meditação

Agora, se você procura paz e calmaria, o Parque Nacional também é seu destino, isso porque ele conta com uma ilha construída a partir de uma pequena represa, onde se observa a presença de animais, principalmente, de aves que interagem com ambientes aquáticos.

Como você pode imaginar, é um local muito procurado, especialmente, no início da manhã, pelo meio ambiente ali formado, sendo um cenário perfeito para meditação.

De modo geral, Brasília tem uma energia muito diferenciada e oferece uma infinidade de lugares para meditar, rezar e renovar a fé. Vale a pena conhecer!

Centro de Educação Ambiental

Vida silvestre no Parque Nacional de Brasília

Foto: Wikimedia / Mercado Viagens

Provavelmente, lendo o artigo até aqui você até já está convencido de que o Parque Nacional de Brasília é um lugar incrivelmente lindo e merece ser seu próximo destino na capital do país, mas, acredite, ainda temos mais uma sugestão de passeio por lá: o Centro de Educação Ambiental.

Unindo diversão, educação e preservação, o Centro de Educação Ambiental é perfeito para visitar com crianças e jovens, onde eles poderão conhecer um pouco mais sobre o Parque através de uma exposição interpretativa e maquetes do local.

Como comentamos, o parque tem o objetivo essencial de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

O simples caminhar nas trilhas ou na área das piscinas também já garantem ao visitante contemplar a vida silvestre e plantas do Cerrado. Vale a pena, inclusive, fazer uso de binóculos e chegar mais cedo para se surpreender com a beleza de diferentes espécies.

É importante que o visitante observe os animais e plantas apenas nas áreas autorizadas e abertas para esta finalidade.

Dicas

Parque Nacional de Brasília orientações

Foto: Wikimedia / Mercado Viagens

O Parque Nacional de Brasília está situado a cerca de 10 km do centro da capital do país, tem acesso pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Via EPIA e é atendido por transporte coletivo, que parte principalmente, da rodoviária do Plano Piloto.

O valor do ingresso para o público em geral é de R$ 28,00, mas tem desconto para brasileiros ou estrangeiros morando no Brasil, passando para R$ 14,00. Visitante brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, com idade de 60 anos ou mais, e crianças com 12 anos incompletos não pagam. Há opção ainda de ingressos mensalistas.

O Parque abre todos os dias das 8h às 16h, com permanência permitida até as 17h. Para os visitantes com ingressos para entrada mensal a entrada é permitida das 6h às 16h. Importante! Nos feriados da Paixão de Cristo, Finados, Natal, 1º de janeiro e em datas estipuladas pela Justiça Eleitoral para eleições, o parque é fechado à visitação.

Não são vendidos ingressos antecipados, não é permitida a entrada de menores de 12 anos desacompanhados e o pagamento pelo ingresso só pode ser feito com dinheiro.

O comprovante de pagamento da taxa de visitação deve ser mantido enquanto a pessoa estiver dentro do parque, pois pode ser solicitado a qualquer momento.

O parque conta com um limite de visitantes, para que todas possam desfrutar do espaço de forma segura. Quando atinge o limite, o parque fica fechado à entrada de novos visitantes. Por isso, chegue cedo!

Sempre fique atento às sinalizações e orientações sobre os locais onde é permitido acesso e cuide para não deixar nenhuma sujeira ou lixo para trás. A preservação do espaço é dever de todos!

Enquanto não chega o dia da viagem, você pode ir se encantando com as imagens feitas pelo Drone do Cerrado em conjunto com pesquisadores e funcionários do Parque Nacional de Brasília.

E, é claro, que o Allia Gran Hotel Brasília está mais do que pronto para receber você e toda a sua família antes e depois de um dia de diversão, aventura e conhecimento no Parque Nacional.

Não deixe de consultar nossos preços e condições especiais. Teremos o maior prazer em recebê-lo. Esperamos você!

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1