Confira algumas curiosidades sobre o Palácio do Planalto, a representação da democracia brasileira

Terceiro artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília, idealizada pelo Allia Gran Hotel Brasília.

Por Cely Fraga

colecao-conhecer-visitar-palacio-planalto-que-fazer-brasilia

OPY Imagens

O que você acha que pode ser, em Brasília, uma estrutura com colunas que são “leves como penas pousando no chão”?

Para ajudar você a adivinhar, uma dica bacana. Esse é o prédio mais poderoso do Brasil!

Se conseguiu pensar no Palácio do Planalto, saiba que está corretíssimo! Afinal, é a sede do Presidente da República, o núcleo do Poder Executivo do País.

No terceiro artigo da coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília, criada pelo Allia Gran Hotel Brasília, vamos conhecer, por dentro e por fora, o Palácio do Planalto.

O objetivo do Allia Gran Hotel Brasília com a série de artigos sobre prédios ou projetos famosos é apresentar e valorizar a riqueza histórica e arquitetônica da cidade.

A cada mês, um prédio ou projeto do espetacular conjunto arquitetônico de Brasília será apresentado, destacando as curiosidades e dicas para os visitantes da cidade.

Se ainda não viu os dois primeiros artigos, aproveita e coloca essa leitura em dia. Acessa a primeira publicação da coleção para descobrir um pouco mais sobre o Palácio Itamaraty e a segunda para conhecer a Ponte JK, que está entre as mais bonitas do mundo.

Muito bem! Agora que você já familiarizado com a nossa coleção, vamos continuar o passeio educativo e cultural para desvendar o Palácio do Planalto.

Palácio do Planalto – O Criador

Você ainda tem dúvidas de quem seja o idealizador do Palácio do Planalto?

Quem mais poderia imaginar o conceito de colunas leves como penas?

Exatamente, apenas o gênio Oscar Niemeyer para esboçar um projeto inovador, belo e minimalista como o Palácio do Planalto.

O projeto do arquiteto de Brasília é composto por espelhos d’água e pela impressionante rampa de entrada, além de outros elementos marcantes, que vamos ver mais adiante.

Vai dizer que nunca deu “aquela espiadinha” na passagem de faixa presidencial que acontece justamente na rampa?

Pois é, cada detalhe como esse foi analisado e executado pelo arquiteto. Nada foi colocado no projeto aleatoriamente.

Niemeyer captou perfeitamente a essência que o presidente Juscelino Kubistchek queria criar para a sede do poder brasileiro.

Dica UAU!: você reparou como a sede do Presidente da República parece, ainda hoje, moderna? Isso pode ser explicado justamente pela escolha minimalista de Niemeyer. Ele conseguiu criar, no final da década de 1950, um projeto arquitetônico progressivo, como se já esperasse pelo futuro. O resultado dessa criação é um prédio que se destaca pela atemporalidade. Vamos combinar, foi um dos grandes acertos do arquiteto!

Palácio do Planalto – Valor Histórico

O prédio começou a ser construído em 1958. Mesmo com o período curto, a obra foi concluída a tempo para ser o centro das celebrações da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960.

Você consegue compreender o impacto desse capítulo para a História do Brasil?

Exatamente naquele momento ficou sacramentada a transferência da capital federal para Brasília. É um referencial histórico impressionante!

Não é à toa que Palácio do Planalto é um dos grandes marcos da política e da arquitetura brasileira.

Se você está visitando a cidade, especialmente se for a primeira vez, inclua na sua programação um passeio pela Praça dos Três Poderes para admirar a presença marcante do Palácio do Planalto.

Dica curiosa: quem sabe você tem sorte e encontra algumas personalidades ilustres nesse passeio? Mantenha sempre o celular acessível, pois, de repente você pode fazer registros interessantes nessa viagem.

Palácio do Planalto – A Imponência Arquitetônica

palacio-do-planalto-que-fazer-brasilia

OPY Imagens

Brasília foi idealizada por Juscelino Kubitschek para projetar a imagem de progresso. O então presidente sonhava em romper com os resquícios do passado colonial e empurrar a nação para o mundo moderno.

O projeto arquitetônico do Palácio do Planalto responde ao sonho de Kubitschek. A sede do Presidente da República, evidentemente, precisava sintetizar os planos de transformar Brasília na cidade da ordem e do progresso, concorda?

Oscar Niemeyer, portanto, não economizou no branco e nem nas linhas curvas. A imponência arquitetônica do palácio é reforçada, ainda, pela perfeição concreta da fachada.

Os espelhos d’água despontam diante do jardim. Além da bela vista para uma selfie, a superfície contínua de água controla a umidade do ar. É ou não é uma solução criativa e charmosa?

Lembre-se que a riqueza do Palácio do Planalto está impecavelmente nos detalhes. Eles fazem diferença! Ao visitar o prédio, “eduque” o olhar para enxergar além do macro.

Perceba, por exemplo, a atmosfera do lugar que já recebeu muitos chefes de estado, testemunhou a passagem de alguns presidentes da República e foi palco de inúmeras cerimônias oficiais.

Dica Zen: se reservou um dia para visitar o Palácio do Planalto, absorva, com calma, a grandiosidade dos ambientes como os salões e o Gabinete Presidencial, além de reverenciar as obras de arte que completam a composição estética do prédio.

Serviço:
Endereço: Praça dos Três Poderes, Brasília
Telefone: 61 3411-1221 / 3411-1355
Horário para visitas: As visitas ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h. São formados grupos com 20 pessoas que visitam o Palácio do Planalto, a cada 30 minutos, acompanhados por um profissional de Relações Públicas.
*O agendamento é realizado pela internet.

Bem-vindo a Brasília!

O Palácio do Planalto é um patrimônio da arquitetura brasileira. É um prédio incomparável, não apenas pelas perfeitas linhas arquitetônicas, mas também pela representação da democracia brasileira.

Bem, desejamos sinceramente que você possa conhecer o lugar, caminhar pelo gramado, assistir a troca da guarda e registrar na memória a incrível viagem que fez a Brasília.

Queremos que você se sinta bem-vindo a Brasília. Quando retornar à capital federal, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo.

Hospede-se com todo o conforto. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, temos o maior prazer em hospedá-lo.

Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

UA-100979074-1