(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Surpreenda-se, emocione-se e renove as energias em uma visita única na capital do país

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília

atedral Metropolitana de Brasília

Foto: OPY Imagem

Chegamos ao décimo segundo artigo deste ano da Coleção Conhecer e Visitar: Prédios e Projetos Famosos de Brasília e, para fecharmos essa série de artigos especiais, não poderíamos ter escolhido uma obra mais linda e emocionante: a Catedral Metropolitana de Brasília. Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

A Catedral Metropolitana de Brasília teve sua pedra fundamental lançada em 1958. Dois anos depois sua estrutura estava pronta, sendo o primeiro monumento a ser iniciado na futura capital federal. A inauguração, de fato, aconteceu em 31 de maio de 1970, com capacidade para receber quatro mil pessoas. Desde então, a obra deixa visitantes e admiradores boquiabertos.

A Catedral Metropolitana de Brasília de Nossa Senhora Aparecida, que homenageia a padroeira do Brasil e de Brasília, abriga a Arquidiocese da capital do país. A Igreja encontra-se localizada na Praça de Acesso, ao lado da Esplanada dos Ministérios.

Há tanta história, fé, emoções e belezas envolvidas nesta Catedral que até ficamos em dúvida por onde começar a descrever esse prédio, mas vamos lá!

Nas palavras do criador

 “Para a Catedral de Brasília, procuramos encontrar uma solução compacta, que se apresentasse externamente – de qualquer ângulo – com a mesma pureza. Daí a forma circular adotada, que além de garantir essa característica, oferece à estrutura uma disposição geométrica, racional e construtiva”, explicou Oscar Niemeyer, num depoimento disponível no site da Fundação Niemeyer.

Você sabia? Graças a esse brilhante projeto que Niemeyer recebeu o prêmio máximo da arquitetura: o Prêmio Pritzker, em 1988.

De fato, pureza, leveza e paz, é o que sentimos quando olhamos para essa obra, tanto de dentro como de fora do prédio. É incrível como simplicidade e grandiosidade podem sim caminhar juntas.

Ao olhar para a beleza da construção, os detalhes, as colunas, o formato, os vitrais, nos sentimos pequenos diante de tanta grandiosidade, ao mesmo tempo em que nos sentimos acolhidos e a vontade.

Surpresas

Um caminho para o céu - Catedral Metropolitana de Brasília

Foto: OPY Imagem

Em um primeiro momento, olhando por fora da Catedral, não conseguimos ter dimensão do que encontraremos dentro dela. Isso porque o salão da igreja está três metros abaixo do nível do solo.

Um caminho para o céu! Para chegar até o salão, o visitante passa por um túnel, um pouco escuro, que contrasta com a clareza que adentra o ambiente através dos vitrais de Marianne Peretti.

Colorido pelos tons de verde, azul e branco, pelos vitrais e pilares, o salão tem ainda as esculturas de três anjos suspensos por cabos de aço, uma réplica da Pietà de Michelangelo, as obras da Via Sacra de autoria de Di Cavalcanti, a cruz de madeira sob a qual foi rezada a primeira missa na nova capital, o painel de azulejos e o conjunto de dez pinturas em tinta acrílica sobre placa de mármore branco assinados por Athos Bulcão.

Catedral Metropolitana de Brasília

Foto: OPY Imagem

Mais uma curiosidade! No topo do prédio, onde as colunas curvadas se aproximam, repousa uma cruz metálica de 12 metros de altura, abençoada pelo Papa Paulo VI e guardiã de duas relíquias:  um fragmento da Cruz de Cristo e a Cruz Peitoral do primeiro Arcebispo de Brasília, D José Newton de Almeida Baptista.

Tombada, claro!

Como você deve estar imaginando, é claro que a Catedral Metropolitana é tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) e como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nas redondezas

Mas, não é apenas o prédio da Catedral que encanta! Ela está inserida em uma praça com outros monumentos incríveis:

  • Campanário: localizado à direita de quem entra, o Campanário, criado por Niemeyer para ser a Torre da Catedral, com designer inovador e com 20 metro de altura, abriga quatro sinos de bronze, doados pelo Governo da Espanha e nomeados como Pilarica, Santa Maria, Pinta e Nina. O primeiro homenageia a Nossa Senhora do Pilar e os outros três recordam as Caravelas de Cristóvão Colombo na descoberta da América.  Você sabia? Desde 1987, os sinos são controlados eletronicamente e tocam às seis, às doze e às dezoito horas.
  • Estátuas: as esculturas de três metros dos Evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João recebem os visitantes do templo, feitas de bronze por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, as estátuas trazem o pergaminho que os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra.
  • Espelho d’água: marca registrada de Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília é cercada por um espelho d’água de 40 centímetros de profundidade, 12 metros de largura e um milhão de litros de água de capacidade. O espelho é tão bem planejado que além de tornar a obra ainda mais encantadora e umedecer o ar da região graças ao espaço de 50 centímetros entre a água e os vidros, ele também “esconde” a base das colunas e transmite a impressão de que elas nascem dali.
  • Cúpula do Batistério: outro maravilhoso componente do conjunto arquitetônico da Praça de Acesso, a Cúpula do Batistério, em formato oval, resguarda e complementa o interior da Capela onde se realizam os batizados. O acesso entre o Templo e o Batistério é feito por uma escada de mármore, garantindo o acesso sem que seja necessário passar pela nave da igreja.
Redondezas da Capital Metropolitana de Brasília

Foto: OPY Imagem

Curiosidades

Muito se cogita sobre os significados dos formatos da construção, várias interpretações e histórias são contadas e convivem entre a realidade e o imaginário. Mas não é para menos, né? Uma obra única como essa desperta a curiosidade de todos.

Por exemplo, sobre os 16 pilares curvos do prédio, há quem diga que é uma coroa de espinhos, outros enxergam mãos estendidas em súplica.

Mais uma curiosidade ocorre sobre o número 4, isso porque o monumento conta com imagens de 4 apóstolos, 4 sinos e 16 (4×4) colunas de concreto que fazem o desenho da Catedral. Seriam também 4 anjos, sendo três anjos suspensos e um quarto que seria o anjo da guarda. Muito legal, né?!

Som que circula sem esforço! Essa é para ficar atento ao visitar e testar: a acústica da igreja é fantástica e oferece uma experiência diferenciada. Ao encostar na lateral curva das paredes da Catedral você ouve perfeitamente o que outra pessoa a metros de distância está falando.

Se você se divertiu com esse tópico das curiosidades, você tem que conferir o artigo sobre 10 curiosidades da Catedral Metropolitana de Brasília de Brasília que já falamos aqui no Blog Conheça Brasília com todo o conforto.

Serviço – Catedral Metropolitana de Brasília de Brasília

Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12

Telefone: (61) 3224-4073

E-mail: catedraldebrasilia@catedral.org.br

Horário de funcionamento e visita na Catedral:

– Segunda-feira: das 8h às 17h.

– Terça e sexta-feira das 10h30 às 17 h

– Quarta, quinta, sábado e domingo: das 8h às 17h

Horário da Lojinha: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados das 9h às 16h.

Dica: lembre-se que o local é uma igreja, por isso, atente-se para a vestimenta adequada, como calças e sais compridas para entrar ao local.

Maravilhosa! A Catedral Metropolitana de Brasília sem dúvida nenhuma merece ser visitada, conhecida, desvendada. São tantas histórias, sentimentos e fé, que só quem visitou sabe a emoção que é.

E, após renovar as energias e a fé, é hora de cuidar também do corpo. Para isso, nada melhor do que se hospedar no Allia Gran Hotel Brasília, que une perfeitamente conforto e requinte, que oferece quartos amplos, camas confortáveis (todas king size!) e uma infinidade de conveniências.

Seja a trabalho ou a passeio, nossas tarifas são sempre especiais, venha conhecer. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

Compartilhe!
UA-100979074-1