(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Conheça e valorize a riqueza humana e cultural do artesanato brasiliense

Dicas do Allia Gran Hotel Brasilia.

Artesanato na Torre de TV

Foto: OPY Imagens

Quando procuramos a definição de artesanato, encontramos “peça feitas a partir de trabalhos manuais, sem recorrer a máquinas nem a processos automatizados”, mas podia ser descrito também como “peças únicas feitas com todo carinho e atenção”. E é exatamente sobre essa riqueza humana e cultural brasiliense que falaremos neste artigo. Queremos que você Conheça a Capital do Brasil com o Allia Gran Hotel Brasília!

O artesanato tem tanto simbolismo e carrega a história do povo que o confecciona. Podemos comprar para presentear os outros ou a nós mesmos, para decorar a casa, o trabalho, enfim, para colorir a vida.

Mas a importância do artesanato não é apenas cultura, é também econômica: estima-se que no Brasil o artesanato movimenta cerca de R$ 50 milhões por ano. Só em Brasília, temos 10 mil artesãos atuando e produzindo produtos elaborados com diversas técnicas e materiais.

De olho neste potencial econômico, turístico e cultura, no começo de 2019, a Secretaria de Turismo (Setur – DF) divulgou que está planejando criar “A Rota do Artesanato”. Mas como esse material ainda não está pronto, nós mesmo organizamos, com muito carinho, este artigo com informações e dicas preciosas. Confira!

Feira de artesanato da Torre da TV

Um dos locais mais divulgados e conhecidos quando falamos de artesanato em Brasília é a Torre de TV e não faltam fotos ao procurar pelas hashtags #artesanato e #torredetv nas redes sociais. Esse sucesso não é à toa, pois a feira no local teve início na década de 70, quando começaram a se colocar as primeiras barracas embaixo da torre.

Por volta do ano de 2010, começou-se a construção de uma estrutura fixa e, com o passar dos anos, outras melhorias no local foram feitas, como obras de acessibilidade, elevadores, escadas e escadas rolantes entre a feira e a torre. Mais recentemente, foram instaladas luminárias LED.

Os artesanatos disponíveis no local são os mais diversos: roupas, acessórios (pulseira, anel, colares), peças em cerâmica, quadros, enfeites decorativos, entre tantos outros. E o melhor? Fica pertinho do Allia Gran Hotel Brasília, a menos de 10 minutos de caminhada!

Google Maps

Foto: Google Maps

Serviço – Feira da Torre de TV
Endereço: Eixo Monumental Sul, Torre de TV, Plano Piloto. Brasília (DF) – CEP: 70070-300
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h (facultativo). Sábado e domingo, das 8h às 18h.
Página no Facebook: www.facebook.com/feiradeArtesanatodatorredeTV

Flores Secas do Cerrado

Um dos artesanatos mais tradicionais de Brasília são as flores secas, um trabalho muito detalhado e delicado. As flores e plantas são coletadas, secas e pintadas pelos artesãos, que ensinam essa arte de pai para filho.

A diversidade de cores e formatos é imensa e as possibilidades de arranjos são as mais diversas, perfeitas para decorar e presentear. Se você se interessou, é só se dirigir a Catedral de Brasília, as barraquinhas ficam ao lado.

Artesanato de Flores Secas do Cerrado em Brasília

Foto: OPY Imagens

Serviço – Flores Secas do Cerrado Catedral
Local: Esplanada dos Ministérios, ao lado da Catedral Brasília (DF)
Telefone: (61) 9285-2311
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 18h.

Aeroporto e Shoppings

Para aqueles que vão visitar a capital do país de avião, podem começar a apreciar peças de artesanato e a cultura local ainda no Aeroporto de Brasília, o terceiro maior do Brasil. Isso porque a área de desembarque do aeroporto sempre recebe feiras de artesanatos e exposições.

Outro local bem comum de visitarmos que abre suas portas para mostras e exposições de artesanatos são os shoppings de Brasília. Não é difícil encontrarmos eventos diversos e temáticos voltados a divulgar e valorizar produtos artesanais locais, nacionais e internacionais. Fique atento!

Além disso, a capital do país conta com muitas opções de shoppings e lojas de souvenirs.

Compartilhando saberes

Brasília é palco também da Feira Internacional de Artesanato, realizada geralmente no mês de abril, e que reúne 700 expositores de 26 países, como Senegal, Índia, Austrália, Peru, Portugal e, claro, Brasil.

O evento oferece uma programação enorme, com palestras, oficinas, feira de orgânicos, intervenções poéticas, apresentações culturais e muito mais. Um espaço riquíssimo para se compartilhar saberes e culturas.

A grande estrela da Feira Internacional de Artesanato de Brasília são os artesanatos manuais, populares, tradicionais, quilombolas, indígenas, conceituais e internacionais, os quais ganham visibilidade neste grande evento. Então se estiver programando para ir para Brasília próximo ao mês de abril, não deixe de incluir no mínimo uma tarde para desvendar este universo de cultura, saberes e viveres!

Ah! Por falar em cultura e adereços internacionais, uma vez ao ano é realizada a Feira das Embaixadas em Brasília, que conta com a participação de cerca de 100 países que levam ao público a gastronomia, músicas, cultura e artesanatos típicos. É um evento único, vale a pena visitar! 

Outra interessantíssima opção é o Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, onze edições deste evento já foram realizadas em Brasília e uma em São Paulo. O Salão conta com a participação de artesãos de  26 estados e do Distrito Federal, com o melhor da produção artesanal de cada um deles. Vale a pena acompanhar as próximas edições!

Peças artesanais de decoração, vestuário, joias, bijuterias, acessórios, brinquedos, instrumentos musicais e utilitários vão encantar os visitantes pela riqueza de detalhes, qualidade de acabamento e identidade cultural que representam. O evento oferece ainda apresentações culturais de grupos folclóricos de música e danças típicas e uma praça de gastronomia com pratos típicos de todas as regiões brasileiras. É um lindo evento de diversidade cultural do Brasil, em cores, sons e sabores!

Roteiro de Artesanato no Distrito Federal

Roteiro de Artesanato no Distrito Federal

Roteiro de Artesanato no Distrito Federal – Sebrae do DF

Reconhecendo e incentivando o poder e a potencialidade do artesanato de Brasília, o Sebrae no Distrito Federal (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) criou um Guia de Artesanato no Distrito Federal.

O objetivo é divulgar as mãos que costuram, bordam, tecem, pintam, modelam e montam nossa história, traçando uma rota pelo Distrito Federal, passando por ateliês de produção, empresas, feiras e museus que divulgam ou comercializam peças artesanais.

Conforme se apresenta o documento, em cada um dos lugares descritos no roteiro, “é possível encontrar peças utilitárias e decorativas que compõem a rica e diversificada produção artesanal brasiliense, que carrega a contribuição multicultural de todos os estados brasileiros, característica da diversidade populacional da nossa cidade”.

Informal, mas muito bem organizado, existe também uma Página no Facebook que reúne informações sobre Feiras de Artesanato no Distrito Federal e que poderá ajuda você a se orientar e mergulhar neste mundo criativo.

São muitas belezas, riquezas e culturas para serem desvendadas no coração do país!

E, quando vier a capital do Brasil, conte com a gente. Oferecemos uma hospedagem confortável, com segurança e alto padrão de qualidade e atendimento. Todos nossos apartamentos contam com camas king size e TV´s 49”, além de completo café da manhã cortesia, servido em nosso restaurante Le Terrace, que vai renovar suas energias!

Estamos esperando por você!

 

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites:

UA-100979074-1