(61) 3424-2500 | (61) 9 9857-4025 (WhatsApp) reservas.agb@redebristol.com.br

Conheça 15 pontos turísticos singulares da capital federal

Dicas de passeio do Allia Gran Hotel Brasilia.

Panteão da Pátria: um monumento histórico para homenagear quem fez história

Foto: Picasa/Wikimedia

Você sabia que Brasília reúne diversos prédios cuja maior característica é a sua arquitetura diferente? A genialidade da arquitetura de Brasília trouxe, inclusive, para a cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Veja que detalhe interessante!

A capital federal é o único bem contemporâneo a receber essa distinção concedida pela Unesco. O reconhecimento é resultado do extraordinário conjunto arquitetônico de todo o Plano Piloto de Brasília. E para te ajudar a conhecer a fantástica arquitetura de Brasília, nós vamos listar agora as principais obras para você. Confira!

1. Catedral Metropolitana de Brasília

Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento a ser criado no Distrito Federal. Com linhas singulares e originais, o templo, cujo nome oficial é Catedral Nossa Senhora de Aparecida, está localizado entre as várias obras arquitetônicas da Esplanada dos Ministérios. Para saber mais sobre a Catedral Metropolitana, leia este artigo “10 Curiosidades sobra a Catedral Metropolitana de Brasília”.

catedral-brasilia-templos-sagrados

Visual Hunt

Serviço:
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Lote 12
Telefone: 61 3224 4073
E-mail: catedraldebrasilia@catedral.org.br
Horário para visitas: Segunda-feira: de 8 às 17 horas. Terça e sexta-feira das 10h30 às 17 horas. Quarta, quinta, sábado e domingo das 8 às 17 horas.

2. Palácio Itamaraty

Mais um projeto genial de Oscar Niemeyer, o local é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Você vai ser atraído pelo estilo minimalista do edifício.

Formado por sólidas colunas e amplas janelas, a estrutura é circundada por uma linda vegetação e espelhos d’água. Um espetáculo da arquitetura de Brasília que vale a pena ser registrada em imagens.

v

Foto: OPY Imagens

Serviço:
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Eixo Monumental
Telefone: 61 3411-6640 / 2030-8051 (agendamento de visitas)
E-mail: visita@itamaraty.gov.br
Horário para visitas: Segunda a sexta-feira: das 9 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados: das 9 às 21 horas

3. Templo da Boa Vontade

Erguido para ser o ponto de confraternização dos povos, o Templo é hoje o monumento mais visitado em Brasília. Anualmente, recebe mais de um milhão de pessoas de diferentes crenças religiosas. Se você busca um momento de paz e reflexão, o templo deve ser parada obrigatória.

templo-da-boa-vontade

Serviço:
Endereço: SGAS 915 – Lotes 75/76
Telefone: 61 3114-1070
Site: www.tbv.com.br
Horário para visitas: Aberto todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.

4. Ponte JK

Com três arcos assimétricos, que se assemelham a uma pedra quicando sobre o espelho d’água, a Ponte é mais um sucesso da arquitetura de Brasília. Ao conhecê-la, você não ficará surpreso ao descobrir que a Ponte JK foi eleita, em 2003, a mais bonita do mundo.

Serviço:
Endereço: Saída do Eixo Monumental, Lago Paranoá
Horário de funcionamento: Todos os dias, 24 horas

5. Palácio do Planalto

Sede do presidente da República, o Palácio se destaca pela beleza minimalista do seu conjunto arquitetônico. E como você já deve imaginar, o projeto composto por espelhos d’água e pela impressionante rampa de entrada leva a assinatura do arquiteto de Brasília, Oscar Niemeyer.

palacio-planalto-brasilia

Serviço:
Endereço: Praça dos Três Poderes
Telefone: 61 3411-1221 / 3411-1355
Horário para visitas: As visitas ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h. São formados grupos com 20 pessoas que visitam o Palácio do Planalto, a cada 30 minutos.
*O agendamento é realizado pela internet

6. Supremo Tribunal Federal

O palácio que abriga o Supremo é mais um sensacional exemplo da moderna arquitetura de Brasil. Foi projetado em 1958, por Niemeyer para ser o guardião da Constituição.

Serviço:
Endereço: Praça dos Três Poderes, s/n – Zona Cívico Administrativa de Brasília
Telefone: 61 3217-4058 / 3217-4038
E-mail: visitacao@stf.gov.br
Horário para visitas: A visita é gratuita e pode ser feita aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas, com saídas regulares de 30 em 30 minutos

7. Palácio Alvorada

Às margens do Lago Paranoá, desponta imponente e moderna uma das residências oficiais da presidência da República, o Palácio da Alvorada. Guardado pelas esculturas “As Laras”, de Ceschiatti, e “O Rio dos Ritmos”, de Maria Martins, o palácio abriga um rico acervo artístico, com obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros.

palacio-alvorada-brasilia

Serviço:
Endereço: Península da Alvorada
Telefone: 61 3411-4000
E-mail: corep@presidencia.gov.br
Horário para visitas: Todas as quartas-feiras, entre 15 e 17 horas. As visitas são gratuitas. O passeio é feito em grupos de até 30 pessoas, formados por ordem de chegada

8. Palácio do Jaburu

Residência oficial do vice-presidente da República, o Palácio do Jaburu foi inaugurado em 1977. Para o deleite de seus olhos, destaca-se pela beleza da vegetação que encobre o jardim. O paisagista Roberto Burle Marx concentrou espécies de árvores típicas do cerrado original. Hoje, elas dividem a paisagem com plantas também de outras regiões do País.

palacio-jaburu-brasilia

Serviço:
Endereço: Lago Paranoá
Telefone: 61 3411 3145 ou 3411 2440
Horário para visitas: As visitas ao Palácio do Jaburu estão suspensas, provisoriamente

9. Museu Nacional Honestino Guimaraes

Se vai conhecer as arquiteturas de Brasília, vá também ao Museu. Concebido em forma de cúpula e precedido por proeminente rampa, o museu representa o estilo moderno e minimalista que retrata a cidade.

Museu-Nacional-Honestino-Guimaraes

Foto: OPY Imagens

Serviço:
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios
Telefone: 61 3325-5220 e 3325-6410
E-mail: museunacional@gmail.com
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

10. Memorial dos Povos Indígenas

Inspirado na maloca redonda dos índios Yanomami, o Memorial assume uma forma de espiral. Situado no Eixo Monumental de Brasília, a obra arquitetônica busca representar a diversidade da cultura indígena. Se você quer saber mais sobre o memorial, leia “Memorial dos Povos Indígenas: Vida, arte e objetos criativos dos índios brasileiros”.

memorial-vista-aerea

Serviço:
Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
Telefone: 61 3344-1154 / 3342-1156
E-mail: agendamento.mpi@gmail.com
Horário para visitas: De terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas; e sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas

11. Memorial JK

A arquitetura de Brasília não seria completa sem uma obra que guardasse as memórias de Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal, concorda? Pois bem, o Memorial JK conserva os restos mortais do ex-presidente, sua faixa presidencial, medalhas e outros objetos de valor histórico da cidade. Para saber mais, leia “Memorial JK – Espaço de história e vida de Juscelino Kubitschek, o idealizador de Brasília”. 

memorial-jk-brasiliaServiço:
Endereço: Eixo Monumental – Lado Oeste Praça do Cruzeiro
TeleFone: 61 3226-7860 / 3225-9451
Horário para visitas: aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas.

12. Prédio da Biblioteca Nacional

Apesar de ser construída em 2002, a Biblioteca Nacional também é uma arquitetura de Oscar Niemeyer. É um belo contraponto a cúpula do museu, que fica ao seu lado, assumindo a forma de um retângulo.

Serviço:
Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Esplanada dos Ministérios
Telefone: 61 3325-6237 / 3325-6257
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira – 8 às 19h45. Sábados e Domingos – 8 às 14 horas

13. Igreja Nossa Senhora de Fátima

Primeiro templo em alvenaria erguido na capital federal, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima é fruto de uma promessa da então primeira-dama do País, Sarah Kubitschek, à santa para curar sua filha. Bem, a Igrejinha levou incríveis 100 dias para ficar pronta e também é obra de Niemeyer. Hoje, ela é um dos exemplos mais bonitos da arquitetura de Brasília.

igreja-nossa-senhora-de-fatima-brasilia

Serviço:
Endereço: EQS 307/308, Asa Sul, Brasília-DF
Telefone: 61 3242-0149
E-mail: paroquia@pnsfatimabsb.com.br
Site: www.pnsfatimabsb.com.br

14. Santuário Dom Bosco

Decorado com lindos vitrais em 12 tonalidades de azul, o Santuário é uma homenagem ao padroeiro da capital federal, São João Belchior Bosco. E para inspirar você a registrar para sempre esse monumento, fique sabendo que o santuário foi eleito uma das sete maravilhas de Brasília, em 2008, pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais.

santuario-dom-bosco-brasilia

Serviço:
Endereço:  SEPS 702 Bl. B s/n° – Asa Sul – Brasília
Telefone: 61 3223-6542 / 3323-5562
E-mail: secretaria@santuariodombosco.org.br
Site: santuariodombosco.org.br

15. Panteão da Pátria

Localizado na Praça dos Três Poderes, o Panteão da Pátria preserva a memória dos heróis nacionais. É um monumento para homenagear a liberdade e a democracia do Brasil. A forma inspirada na imagem de uma pomba traduz o profundo significado dessa arquitetura de Brasília. Guarde essa visita em imagens. É uma lembrança importante da história nacional. Você pode se aprofundar conhecendo os “Principais atrativos da Praça dos Três Poderes“.

Panteão da Pátria

Foto: OPY Imagem

Serviço:
Endereço: Praça dos Três Poderes, ao final da Esplanada dos Ministérios
Telefone: 61 3325-6244
Horário para visitas: terça a domingo, das 9 às 18 horas

Bem, esperamos que essas dicas tenham despertado o seu interesse em conhecer um pouco mais sobre a arquitetura de Brasília. Quando retornar à capital federal, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo.

Somos especialistas em ofertar a melhor hospedagem com todo conforto, requinte e segurança, com alto padrão de qualidade. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, nossas tarifas serão sempre especiais para você. Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

UA-100979074-1