Você vai encontrar exposições sobre a história da construção da cidade, memórias da cultura indígena e até um acervo de cédulas e moedas

Dicas do Allia Gran Hotel Brasília.

museus-de-brasilia-o-que-fazer-em-brasilia

Você sabia que Brasília tem uma agenda bem eclética de museus?

Sim, a capital federal conta com um roteiro turístico e cultural fortalecido e marcado pela diversidade.

Você vai encontrar nos museus de Brasília exposições sobre a história da construção da cidade, memórias da cultura indígena, amostras de minerais e fósseis e até um acervo interessante de cédulas e moedas que refletem o contexto econômico brasileiro de cada época.

É uma programação diferente e criativa, que você pode curtir sozinha ou com a família.

Então aproveita a experiência de visitar a capital nacional para conhecer 10 museus de Brasília!

1. Museu da Memória Candanga

Visitar Brasília é resgatar um pouco da nossa história. Não há como fugir, cada prédio, parque ou museu da cidade tem algo para ensinar sobre o passado e presente do País.

O Museu Vivo da Memória Candanga vai mostrar a você e a sua família um grande acervo histórico sobre a construção desse sonho que se tornou a capital federal.

O museu preserva a narrativa dos primeiros anos de Brasília. Como você já deve saber, para construir a cidade, diversos trabalhadores de diferentes regiões do Brasil percorreram quilômetros para edificar também seus próprios sonhos.

Os migrantes se instalaram provisoriamente em acampamentos. O maior deles, conhecido como Cidade Livre, hoje é o Núcleo Bandeirante. No entorno, foi instalado o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO).

Em 1990, as 18 edificações originais do conjunto que formavam o hospital foram transformadas no Museu Vivo da Memória Candanga. Você vai encontrar peças, fotos e objetos da mesma época da construção de Brasília.

O museu conta com sala de exposições e área para oficinas, além de apresentações artísticas. Para melhorar ainda mais o seu passeio, você se sentirá acolhido pelo amplo espaço arborizado.

Serviço:
Museu Vivo da Memória Candanga
Endereço: Via EPIA Sul, SPMS, Lote D – Núcleo Bandeirante – DF
Horário de visitação: De segunda feira a sábado, das 9h às 17h
Telefone: (61) 3301-3590
E-mail: mvmc1990@gmail.com

2. Memorial JK

Um detalhe interessante sobre o Memorial JK que você precisa saber. Muitos visitantes acham que ele é o mais fascinante entre os museus de Brasília.

Por que?

Para começar, o memorial guarda um dos grandes legados do País. Todos os ambientes do museu contam um capítulo da história de Juscelino Kubitschek, o presidente que idealizou e criou Brasília.

Então é uma experiência que você deve vivenciar sem pressa, certo. Ao chegar, logo você sentirá a receptividade do Memorial JK, uma construção especial assinada por Oscar Niemeyer.

Não deixe esse passeio passar em branco! Registre esse momento e tire muitas fotos. O segundo passo é se preparar para uma deliciosa viagem no tempo ao entrar no memorial. Ao longo do tour, você vai estar próximo de objetos, documentos, roupas e retratos do presidente e de sua esposa, Sara Kubitscheck.

A visita é a melhor aula de história do Brasil fora da sala de aula. Você pode conhecer um pouco mais sobre esse museu no artigo Memorial JK – Espaço de história e vida de Juscelino Kubitschek, o idealizador de Brasília.

Serviço:
Endereço: Praça do Cruzeiro, Eixo Monumental
Horário de visitação: de segunda a domingo, das 9h às 18h.
Telefone: (61) 3225-9451
E-mail: cultural@memorialjk.com.br
http://www.memorialjk.com.br

3. Memorial dos Povos Indígenas

Quer uma dica para um passeio agradável e cultural entre os museus de Brasília? A sugestão é o Memorial dos Povos Indígenas.

Projetado também por Oscar Niemeyer, o espaço foi criado para preservar e valorizar a diversidade e a riqueza da cultura indígena brasileira. Para saber mais sobre a criatividade e a representatividade das tribos, leia o nosso artigo Memorial dos Povos Indígenas: Vida, arte e objetos criativos dos índios brasileiros.

Para melhorar ainda mais esse programa, você pode esticar a visita e conhecer o Memorial JK, que fica bem próximo.

Serviço:
Memorial dos Povos Indígenas
Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156

4. Museu Nacional dos Correios

Opa! Se você é colecionador ou tem curiosidade sobre selos, dentre os museus de Brasília, o Museu Nacional dos Correios é o seu lugar!

Inaugurado em 15 de janeiro de 1980, o museu é um chamariz para colecionadores, porque conta com um poderoso acervo sobre a História Postal, Historia Telegráfica e Filatelia no Brasil. É um roteiro imperdível!

Serviço:
Museu Nacional dos Correios
Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, n° 256, ed. Apolo, Asa Sul.
Horário: terça a sexta-feira, de 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, de 12h às 18h.
Telefone: (61) 3213-5076
E-mail: museu@correios.com.br
Entrada gratuita.

5. Museu de Valores do Banco Central

A melhor notícia para você que está visitando a cidade é saber que existe um lugar, entre os museus de Brasília, que reúne um rico acervo de cédulas, moedas, documentos e algumas curiosidades nacionais sobre dinheiro.

Sim, prepare-se para incluir no seu roteiro o Museu de Valores do Banco Central. É o lugar certo para você conhecer um pouco mais sobre as representações do valor monetário em cada contexto histórico do Brasil.

Uma curiosidade: o Museu de Valores mantém serviços de atendimento a pesquisas na área numismática (ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas).

Serviço:
Museu de Valores do Banco Central
Endereço: SBS Quadra 3 – Bloco B – 1º Subsolo
Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Aberto no 1º sábado de cada mês, das 14h às 18h.
Telefone: (61) 3414-2093
E-mail: museudevalores@bcb.gov.br
Entrada gratuita.

6. Museu Histórico de Brasília

Adivinha quem projetou o Museu Histórico de Brasília, também conhecido como Museu da Cidade? Se respondeu Oscar Niemeyer acertou de primeira! A assinatura do arquiteto logo é percebida na estética minimalista do local.
Entre os museus de Brasília, o Museu da Cidade é o mais antigo. Ele foi inaugurado em 1960, no mesmo dia da inauguração da capital federal.

O objetivo principal do museu é preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília.

Agora, anota aí essa informação! O Museu Histórico de Brasília tem como atrativo uma exposição permanente com inscrições históricas, transcritas em braile e inglês.

Interessante, não é mesmo?

Ah, guarda mais essa dica! Você pode combinar a visita ao museu no mesmo dia em que for conhecer a Praça dos Três Poderes, pois é onde o Museu da Cidade fica localizado.

Serviço:
Museu Histórico de Brasília
Endereço: Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Telefones: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
E-mail: centroc3p@gmail.com
Entrada gratuita.

7. Museu Memorial de Brasília

Mais um lugar que preserva fatos, fotos, objetos e recortes de jornais sobre Brasília. Você vai ter o privilégio de conhecer um acervo museológico de valor histórico inestimável.

No Museu Memorial de Brasília, você vai apreciar peças como a primeira estação de rádio usada na capital para se comunicar com o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

Quer mais? Que tal dar aquela espiadinha na cadeira onde o presidente Juscelino Kubitschek sentou-se na 1ª Missa Oficial realizada em Brasília, antes da inauguração da cidade!

Serviço:
Museu Memorial de Brasília
Endereço: SEP/Sul – EQS. 703/903 – Conjunto C.
Horário de funcionamento: segunda à sexta das 08h às 12h e das 14h às 18h
Telefone: (61) 3224-6544

8. Museu de Geociências da UNB

Os museus de Brasília sempre surpreendem seus visitantes. Cada um deles conta uma história, certo.

O Museu de Geociências da Universidade de Brasília é o lugar onde você vai encontrar um vasto acervo de minerais, rochas, fósseis, gemas e meteoritos, com mais de 1000 amostras de vários pontos do Brasil e de outros países.

Cada amostra representa fenômenos geológicos que ocorreram no planeta. O mais interessante é que o acervo é uma construção coletiva.

As espécies que estão expostas foram colhidas em trabalhos de campo de estudantes de Geologia ou doadas por empresas de mineração e colecionadores.

É um passeio cultural, educativo e lúdico. Se você estiver acompanhado dos seus filhos, com certeza será uma programação divertida.

Serviço:
Museu de Geociências da Universidade de Brasília
Endereço: ICC Central, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte
Horário de funcionamento: segunda a sexta, pela manhã entre 9h e 12h e tarde das 14h às 17h.
Telefones: (61) 3107-7002
E-mail: mgeo@unb.br

9. Museu de Anatomia Humana da UNB

Outra dica para o seu roteiro cultural é o Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília.

Você e o seu grupo ficarão encantados em estudar o organismo e o funcionamento dos músculos de uma forma diferente.

O museu conta com exposição de peças que representam os órgãos humanos. É uma alternativa criativa para aprender um pouco mais sobre o nosso corpo, concorda?

Serviço:
Museu de Anatomia Humana da UNB
Endereço: Faculdade de Medicina, sala B250/13, Asa Norte
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; as visitas devem ser agendadas por telefone.
Telefone: Contato: (61) 3107-1920
E-mail: mah@unb.br

10. Caixa Cultural

Entre os museus de Brasília, a Caixa Cultural é um dos espaços que mais tem atuado no incentivo à cultura. Se você e sua família gostam de exposições e shows, o lugar é sempre uma boa pedida!

Como o objetivo da Caixa Cultural é tornar a arte e a cultura mais acessíveis, você pode conseguir entrada gratuita para as exposições ou garantir ingressos com preços populares para assistir aos espetáculos no Teatro da Caixa.

É um super programa para curtir sozinho ou acompanhado. Vale a pena conferir!

Serviço:
Caixa Cultural
Endereço: SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF
Horários de visitação: terça a domingo, das 9h às 21h
Bilheteria: terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h; Sábado, das 9h às 21h.
Telefones: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
E-mail: caixacultural.df@caixa.gov.br

Bem-vindo aos Museus de Brasília!

Muito bem! Você viu como conhecer museus de Brasília pode ser divertido e cultural? Esses programas são alternativas interessantes para você e sua família!

Quando retornar à capital federal, saiba que o Allia Gran Hotel Brasília sempre vai estar pronto para recebê-lo.

Hospede-se com todo o conforto. Não importa se você vem a negócios ou a lazer, temos o maior prazer em hospedá-lo.

Confira todos os detalhes abaixo. Estamos esperando por você!

Selo Reserva Direta Bristol Hotels

Reservas Allia Gran Hotel Brasília Suites: 

>> (61) 3424-2525

>> (61) 9 9857-4025 (Whats App)

reservas.agb@redebristol.com.br

bristolhotels.com.br | 0800 283 9988

Prêmios do Allia Gran Hotel Brasilia Suites

Reserva Direta Bristol Hotels - Melhor Preço Garantido

Allia Gran Hotel Brasilia Suites

SHN | Quadra 5 | Bloco B | Asa Norte
Cep -70705-000 |Brasília | DF

Atendimento 24 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2500
E-mail: recepcao.agb@redebristol.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta-feira das 8 às 18 horas:
Telefone:
+55 (61) 3424-2525 | 3424-2526 | 3424-2530
WhatsApp: +55 (61) 9-9857-4025
E-mail: reservas.agb@redebristol.com.br

Central de Reservas:

0800 283 9988 | +55 (27) 3350-9988

Segunda a Sexta-feira das 8h às 19h.
Sábados das 8h30 às 12h30.

bristolhotels.com.br

Estamos nas Redes Sociais

Allia Hotels

O Allia Gran Hotel Brasília está localizado na Asa Norte, a poucos minutos de vários pontos turísticos, shopping center, centro empresarial, do eixo monumental, Aeroporto Internacional. O Blog Concierge | Allia Gran Hotel Brasilia, oferece dicas para o seu hóspede de lazer, negócios, e para quem quer saber o que fazer Brasilia, dicas de lugares para se visitar e descontos especiais.

UA-100979074-1